Lula entra na ‘batalha dos bonés’ para recados a Trump e bolsonaristas
Ele fez isso um dia depois da sessão do Congresso em que governistas e políticos da oposição utilizaram bonés para passar recados.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 04/02/2025 às 11:34 | Atualizado em: 04/02/2025 às 11:38
O presidente Lula Silva (PT) entrou na “batalha dos bonés” e postou nesta terça-feira (4) um vídeo vestindo um boné azul com a inscrição “o Brasil é dos brasileiros”.
Dessa forma, o petista manda recados ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e aos bolsonaristas.

Segundo o g1, a postagem foi feita um dia depois da sessão do Congresso em que governistas e políticos da oposição utilizaram bonés para passar recados.
Ou seja, uma forma de marcar território e provocar seus adversários.
Por exemplo, na sessão, parlamentares governistas utilizaram bonés com a mesma frase do item usado por Lula (foto).
Enquanto que deputados da oposição utilizaram um boné nas cores verde e amarela com a inscrição: “Comida barata novamente. Bolsonaro 2026”.
Ao mesmo tempo, eles utilizarem o acessório, os oposicionistas levaram ao plenário da Câmara pacotes de café e picanhas para criticar o preço dos alimentos.
Assim sendo, nas últimas semanas, o uso de bonés se tornou mais uma forma de passar recados políticos e reafirmar identidades dentro do cenário político.
Tudo começou em janeiro, logo após a posse do presidente dos Estados Unidos, Trump, quando o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apareceu com um boné vermelho estampado com a icônica frase “Make America Great Again” — símbolo das campanhas do republicano.
Portanto, o gesto foi interpretado como um aceno à ala bolsonarista e ao conservadorismo internacional, em especial ao trumpismo, movimento político que exerce forte influência sobre apoiadores bolsonaristas.
Leia mais no g1.
Leia mais
Ministros de Lula usam boné com slogan nacionalista no Senado
Foto: reprodução