Hugo Motta é eleito com apoio de espectro partidário amplo

Deputado foi eleito consolidando apoio do centrão e de partidos de diferentes espectros políticos.

Diamantino Junior

Publicado em: 01/02/2025 às 18:18 | Atualizado em: 01/02/2025 às 18:18

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito neste sábado (1º/2) presidente da Câmara dos Deputados com 444 votos, tornando-se o mais jovem a ocupar o cargo na história da Casa, aos 35 anos. Van Hatten obteve 31 votos, e Pastor Henrique, 22.

Com forte articulação nos bastidores, Motta conquistou apoio de partidos de diferentes espectros políticos, do PT de Lula ao PL de Bolsonaro. Ele é conhecido por sua atuação discreta, mas com influência entre setores como o agronegócio, o setor financeiro e a bancada evangélica.

Motta iniciou sua trajetória política aos 21 anos, eleito deputado federal em 2010. Cresceu na Câmara ao lado de Eduardo Cunha, sendo um dos membros da “tropa de choque” do ex-presidente da Casa. Em 2016, votou pelo impeachment de Dilma Rousseff e presidiu a CPI da Petrobrás em 2015.

Leia mais

Wilson acompanha eleição no Congresso e pede apoio para o AM

O novo presidente da Câmara tem proximidade com Arthur Lira e Ciro Nogueira, que foram peças-chave na articulação de sua candidatura. Ele também tem um histórico de atuação legislativa focada em temas como trânsito, orçamento e regulação do transporte aéreo.

Com quatro mandatos na Câmara, Motta agora assume o desafio de conduzir a Casa Legislativa, tendo o Centrão como base e interlocução com diferentes frentes políticas.

Leia mais no g1

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados