Ministros de Lula usam boné com slogan nacionalista no Senado
Bonés com a frase "O Brasil é dos brasileiros" no Senado, em resposta a políticos bolsonaristas que usam símbolos trumpistas.

Diamantino Junior
Publicado em: 01/02/2025 às 12:15 | Atualizado em: 01/02/2025 às 12:15
Em meio à votação no Senado neste sábado (1/2), o ministro licenciado das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, distribuiu bonés azuis com a frase “O Brasil é dos brasileiros”, em uma clara resposta ao uso do acessório com o slogan de Donald Trump por políticos bolsonaristas, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
A iniciativa contou com a adesão dos ministros Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) e Camilo Santana (Educação), além do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo no Congresso.
Segundo Padilha, a ideia surgiu como uma manifestação de soberania nacional diante de parlamentares que utilizam símbolos estrangeiros.
“Eu fico agoniado quando vejo um parlamentar batendo continência para a bandeira de outro país ou usando o boné de um presidente estrangeiro. Então, nós, ministros do governo do presidente Lula, viemos aqui dizendo que o Brasil é dos brasileiros”, afirmou.
Leia mais
Pacheco se despede da presidência do Senado e fala do futuro
O ministro revelou ainda que a criação do slogan contou com a ajuda do chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira.
“Eu tive a ideia (do boné), mas pedi para o Sidônio pensar na frase. Seguindo o nosso novo ministro da comunicação, que é um craque, surgiu ‘O Brasil é dos brasileiros’”, completou.
Leia mais no site da revista Veja
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado