Beto Simonetti, amazonense que faz história na OAB nacional
Na noite desta sexta-feira, 31, ele foi reeleito presidente da OAB Nacional, primeiro reconduzido ao cargo após a redemocratização do país

Neuton Correa
Publicado em: 01/02/2025 às 07:51 | Atualizado em: 01/02/2025 às 09:44
José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral, ou simplesmente Beto Simonetti, foi reeleito na noite desta sexta-feira, 31, presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), uma das mais importantes organizações da sociedade civil brasileira.
Mais do que uma recondução ao cargo, por mais três anos, Beto Simonetti escreve um capítulo inédito na entidade.
Filho de Alberto Simonetti Cabral Filho, quatro vezes presidente da OAB-AM, aos 46 anos, Beto Simonetti tornou-se o primeiro dirigente da Ordem reeleito após a redemocratização do país.
Líder da chapa “OAB de Portas Abertas”, ele recebeu 100% dos votos. Assim também foi em janeiro de 2022, quando sucedeu Felipe Santa Cruz.
A eleição foi realizada em Brasília, no Auditório Externo do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A posse do presidente e da nova diretoria acontecerá hoje, 1/2, também no STJ, a partir das 9h. As cerimônias não serão realizadas na sede da OAB porque o local está em reforma, após o incêndio ocorrido em 2024.
“Agradeço a todos os conselheiros e conselheiras federais que, juntos, compreenderam o significado estratégico da união. A união nos levará a conquistar e a vencer todo e qualquer acinte contra a advocacia. A OAB segue de portas abertas. Viva a advocacia do Brasil”, afirmou Beto Simonetti em discurso após a reeleição.
Conheça a nova diretoria da OAB

1 – Beto Simonetii (Amazonas), presidente;
2 – Felipe Sarmento (Alagoas), vice-presidente;
3 – Rose Morais (Sergipe), secretária-geral;
4 – Christina Cordeiro (Espírito Santo), secretária-geral-adjunta;
5 – Délio Lins e Silva Júnior (Distrito Federal), diretor-tesoureiro.
Beto Simonetti
Presidente
Atual presidente nacional da OAB. Entre as diversas funções que exerceu no Sistema OAB estão a de conselheiro federal pela OAB-AM, secretário-geral do CFOAB, coordenador nacional do Exame de Ordem Unificado, diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia e ouvidor-geral.
Felipe Sarmento
Vice-presidente
Conselheiro federal pela OAB-AL, é o decano do CFOAB. Antes, presidiu o Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida), foi secretário-geral do CFOAB e coordenador nacional do Exame de Ordem.
Rose Morais
Secretária-geral
Conselheira federal pela OAB-SE. Na seccional, exerceu funções como conselheira, secretária-geral adjunta, corregedora-geral, ouvidora-geral e coordenadora-geral das comissões.
Christina Cordeiro
Secretária-geral adjunta
Conselheira federal pela OAB-ES. Atuou, na seccional, como integrante de comissões como as de Direito Ambiental e de Direito das Sucessões e Família.
Délio Lins e Silva Júnior
Diretor-tesoureiro
Conselheiro federal pela OAB-DF. Foi duas vezes presidente da seccional, onde integrou as comissões de Honorários, de Apoio ao Advogado Iniciante e de Direitos Humanos, além de ter sido conselheiro seccional.
Fotos: Wenderson Araujo/divulgação