Avião que caiu na Filadélfia esteve em Manaus
Informação é da Aviação Amazônia, que postou o registro logo após a tragédia, terceira no setor desde que Trump assumiu o governo dos EUA

Neuton Correa, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 01/02/2025 às 01:05 | Atualizado em: 01/02/2025 às 01:05
O Learjet 55 que caiu na noite desta sexta-feira, 31/01, na Filadélfia (EUA), passou em Manaus em agosto do ano passado.
A informação é da página Aviação Amazônia, especializada no tráfego aéreo da região.
Na ocasião, o jato, um avião-ambulância, transportava uma paciente pediátrica de volta ao México após tratamento nos Estados Unidos.
Sobre o acidente
Pouco após a decolagem do Aeroporto do Nordeste da Filadélfia, a aeronave caiu em uma área residencial. Houve grande explosão, que atingiu casas e veículos.
Todas as seis pessoas a bordo morreram, incluindo uma paciente, sua mãe e quatro tripulantes. Seis pessoas em solo ficaram feridas e foram levadas ao hospital, três delas já receberam alta.
A Administração Federal de Aviação (FAA) e o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) investigam as causas do acidente.
Três acidentes na gestão Trump
Este é o terceiro acidente aéreo nos Estados Unidos desde que Donald Trump reassumiu a presidência em janeiro de 2025. O caso mais grave ocorreu quando um avião da American Airlines colidiu com um helicóptero militar sobre o rio Potomac, próximo a Washington, D.C., matando 67 pessoas.
A sucessão de tragédias tem levantado questionamentos sobre a segurança aérea no país.
Especialistas apontam para a escassez de controladores de tráfego aéreo, aumento da demanda por voos e dificuldades no financiamento e treinamento como fatores de risco.
Foto: Aviação Amazônia