Amazonas: Eneva é autorizada a explorar gás natural do Azulão

A permissão abrange área entre os municípios de Silves e Itapiranga

Eneva desbanca Coca-Cola em Parintins

Mariane Veiga, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 31/01/2025 às 20:38 | Atualizado em: 31/01/2025 às 21:24

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) concedeu autorização à empresa Azulão Geração de Energia S.A para explorar gás natural nos municípios de Silves e Itapiranga.

Conforme a permissão, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (31), a exploração terá capacidade para produzir, armazenar e expedir 18.500 kg/h de gás natural.

No entanto, a medida exige que a Azulão mantenha as condições técnicas exigidas para a operação. A permissão já está em vigor desde a publicação oficial no DOU.

“Esta autorização será cancelada no caso de não serem atendidas as condições técnicas previstas e comprovadas para a presente outorga”, diz trecho da publicação.

A autorização para a exploração de gás natural no interior do estado foi dada após a empresa atender às exigências técnicas estipuladas em uma resolução da própria ANP, que regula a exploração de gás no Brasil.

Leia mais

Petrobrás anuncia redução de 1% no preço do gás natural

Recorde

O consumo de gás natural no Amazonas bateu recorde em 2024, com uma média diária de 5,4 milhões de metros cúbicos (m³/d), o que representa um aumento de 4,89% em relação ao ano anterior. 

O setor termelétrico lidera a demanda, com 4,5 milhões de m³/d, e o gás natural responde por 83,59% da matriz energética do estado.

A indústria também apresentou crescimento de 9,79%, com consumo diário de 189 mil m³, enquanto o setor comercial teve aumento de 16,44% e atingiu 6,6 mil m³/d.

No segmento residencial, a demanda subiu 41%, totalizando 4,1 mil m³/d. Os dados são da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás).

Foto: reprodução/Ministério do Desenvolvimento Regional