Educação de Nova Olinda do Norte é alvo de pente-fino de MP-AM
A ação, por meio da promotoria local, é para garantir a qualidade do ensino nas escolas da rede pública municipal e estadual, segundo o órgão.

Ednilson Maciel, Da Redação do BNC Amazonas*
Publicado em: 31/01/2025 às 16:26 | Atualizado em: 31/01/2025 às 16:27
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) anunciou neste dia 31 de janeiro que vai fiscalizar o setor de educação no município de Nova Olinda do Norte, no rio Madeira.
A ação, por meio da promotoria local, é para garantir a qualidade do ensino nas escolas da rede pública municipal e estadual, segundo o órgão.
Dessa maneira, entre os alvos da fiscalização estão a oferta de vagas, o planejamento educacional, o transporte e a merenda escolar.
Como resultado, a iniciativa visa garantir a efetividade dos serviços educacionais, abrangendo a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.
Para tanto, o MP já pediu às secretarias municipal e estadual de educação que forneçam informações sobre o setor, incluindo:
- lista de escolas,
- nível de ensino,
- capacidade de atendimento,
- matrículas, evasão e retenção escolar,
- calendário escolar,
- infraestrutura,
- relação de professores
- planejamento de recursos
De acordo com a autora da medida, a promotora Tainá Madela, o objetivo é garantir que o direito à educação seja plenamente respeitado em Nova Olinda do Norte.
“A fiscalização promovida pelo Ministério Público busca assegurar que as escolas tenham estrutura adequada, professores qualificados, transporte e merenda escolar suficientes, bem como os recursos públicos sejam aplicados com transparência e eficiência”.
Leia mais
Nova Olinda do Norte vai ser comandada por prefeita
Pente-fino nas escolas
Além disso, o MP-AM também determinou a realização de inspeções presenciais nas escolas para verificar a qualidade das unidades de educação, a disponibilidade de materiais didáticos e o cumprimento do calendário letivo.
Assim como, a segurança nas escolas também será avaliada, incluindo a existência de vigilância e medidas de prevenção contra bullying e violência.
*Com informações do MP.
Foto: Ascom/PMNON