Seu Boga é investigado pelo post racista contra ‘índios’ do Amazonas

O MP-AM abriu investigação contra o cantor por postagem racista contra moradores de Benjamin Constant.

Diamantino Junior, da Redação do BNC Amazonas*

Publicado em: 30/01/2025 às 15:28 | Atualizado em: 30/01/2025 às 15:41

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu neste dia 29 de janeiro uma investigação contra publicação racista em rede social atribuída à equipe do cantor Netto Brito, o Seu Boga.

Membros do seu staff fizeram a publicação com injúria racial contra os amazonenses que vivem em Benjamin Constant.

O prefeito local havia contratado o desconhecido cantor para show na madrugada deste dia 30, como efetivamente aconteceu.

A publicação, que utilizou uma expressão depreciativa para se referir à população local, foi divulgada no perfil oficial da equipe neste dia 29, durante o voo para o Amazonas, e posteriormente repostada pelo artista no Instagram, que tem mais de 500 mil seguidores.

A investigação foi aberta após uma denúncia ser encaminhada à promotoria de Justiça do município, que pediu à Prefeitura de Benjamin Constant uma cópia do contrato firmado com o artista e informações sobre eventuais penalidades aplicáveis.

O promotor de Justiça Alison Buchacher disse que o caso é grave e que há necessidade de uma resposta rigorosa do Estado.

A conduta de Seu Boga e equipe pode configurar crime, previsto no artigo 20 da lei 7.716/1989, além de ensejar pedido de indenização por dano moral coletivo.

“Os fatos chegaram ao conhecimento da promotoria de Justiça na última quarta-feira e, no mesmo dia, foi instaurado o procedimento investigatório, objetivando apurar o ocorrido e, eventualmente, responsabilizar os infratores na esfera cível”.

Leia mais

‘Peço desculpa a todos e, em especial, às comunidades indígenas’

Buchacher disse ainda que o fato é grave e deve ter resposta rápida.

Caso a prática de injúria racial seja confirmada, tanto Netto Brito quanto sua equipe podem ser responsabilizados nas esferas cível e criminal.

Antes do show em Benjamim Constant, o cantor e sua equipe postaram um pedido de desculpas no Instagram.

*Com informações do MP.

Foto: reprodução/rede social