Samu vai ganhar primeira base própria em Manaus, anuncia Almeida
Uma Unidade de Saúde da Família de grande porte também será construída, no Beija-Flor.

Ednilson Maciel, Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 30/01/2025 às 14:08 | Atualizado em: 30/01/2025 às 14:08
A Prefeitura de Manaus está ampliando e modernizando a rede municipal de saúde. Nesta quinta-feira, dia 30 de janeiro, o prefeito David Almeida assinou duas ordens de serviço que vão melhorar significativamente a assistência à população.
Unidade da Família
A primeira ordem de serviço é para a construção de uma Unidade de Saúde da Família (USF) porte 4, no conjunto Beija-Flor, bairro Flores, zona centro-sul.
Essa unidade vai atender moradores do conjunto Beija-Flor e comunidades vizinhas, oferecendo consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, vacinação, exames laboratoriais, dispensação de medicamentos e acompanhamento para pacientes com doenças crônicas.
De acordo com o prefeito, o investimento vai melhorar a qualidade dos serviços tanto na atenção primária quanto nas situações de emergência.
“Essas novas estruturas fazem parte do nosso plano de transformação da saúde municipal”.
Leia mais
Samu Manaus sai de cinco para 21 motocicletas-ambulâncias
Base do Samu
A segunda ordem de serviço é para a construção da primeira base própria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) no bairro Aleixo, zona centro-sul.
Dessa maneira, até agora, todas as bases do Samu em Manaus funcionam em espaços alugados ou adaptados.
Conforme o projeto da nova unidade é para atender todas as exigências do Ministério da Saúde, garantindo melhor estrutura para os profissionais e maior eficiência no atendimento de urgência e emergência, conforme a prefeitura.
Portanto, Almeida disse que a estrutura será construída de acordo com as especificações do Ministério da Saúde.
“Essa será a primeira base do Samu planejada e construída para funcionar de forma otimizada, com médicos reguladores, atendentes, laboratório de capacitação e um sistema que garante a reposição imediata dos insumos necessários para as ambulâncias”.
Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom