Trabalhador de empresa privada vai ter empréstimo consignado
Proposta do governo federal já foi apresentada aos bancos

Mariane Veiga
Publicado em: 29/01/2025 às 21:00 | Atualizado em: 29/01/2025 às 21:13
O governo federal anunciou nesta quarta-feira (29) uma nova plataforma virtual para facilitar o acesso ao crédito consignado a trabalhadores do setor privado.
A proposta, que será vinculada ao eSocial, permitirá que todos os trabalhadores com carteira assinada – cerca de 42 milhões de pessoas – possam acessar empréstimos consignados com taxas mais baixas e a possibilidade de comparar ofertas de diferentes bancos.
Atualmente, o acesso ao crédito consignado para trabalhadores privados depende de convênios entre empresas e bancos.
Com a nova plataforma, conforme o governo, o processo será mais ágil e transparente, sem mudanças no uso do FGTS como garantia.
Leia mais
Cai de novo teto do empréstimo consignado a beneficiários do INSS
O crédito consignado será mais barato devido ao desconto direto na folha de pagamento, reduzindo os riscos para as instituições financeiras.
A sugestão, que ainda precisa ser formalizada por uma Medida Provisória, pode triplicar a carteira de crédito consignado para trabalhadores privados, passando de R$ 40 bilhões para R$ 120 bilhões.
Dessa maneira, o governo espera lançar a plataforma ainda neste ano, mas o projeto depende de aprovação no Congresso para se tornar lei.
Leia mais no G1.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil