Governo e prefeitura juntos na primeira ação após racha em Manaus
Ação conjunta entre Governo do Estado e Prefeitura de Manaus pode significar um primeiro gesto de reaproximação política.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 29/01/2025 às 11:24 | Atualizado em: 29/01/2025 às 11:25
Os governos de Wilson Lima (União Brasil) e David Almeida (Avante) realizam nesta manhã do dia 29 de janeiro a primeira ação conjunta após o racha entre eles na eleição de 2024 em Manaus.
Órgãos do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus se juntam para combater estacionamento irregular em locais públicos da capital. Por exemplo, na Arena da Amazônia, no centro de convenções Vasco Vasques e no sambódromo.
Lima e Almeida estiveram juntos na reeleição do governador em 2022. Seu vice, Tadeu de Souza (Avante), inclusive, foi indicado pelo prefeito.
A contrapartida seria em 2024, quando Lima apoiaria a reeleição do aliado. O governador, contudo, lançou o deputado Roberto Cidade, do seu partido, para enfrentar Almeida.
Dessa forma, qualquer acordo que pudesse haver entre eles foi quebrado. E assim, cada um foi para o seu lado. Cidade sequer foi ao segundo turno, e Almeida se reelegeu com certa tranquilidade.
Leia mais
Racha: acaba aliança de Wilson Lima e David Almeida
Três grandes estratégias para eleições de 2026 no Amazonas
Foco em 2026
A ação conjunta de agora pode significar, portanto, um primeiro gesto de reaproximação política. Afinal de contas, 2026 está logo ali e tanto o governador quanto o prefeito já se mexem.
Enquanto Almeida fortalece um grupo com os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), Lima se articula com lideranças comunitárias e investe no interior do estado. Quando 2026 chegar, ele vai decidir seu futuro, se continua governador ou se candidata a algum cargo em Brasília.
Foto: arquivo/Semcom