Caio André pode voltar à Câmara Municipal de Manaus
Aldenor Lima, vereador, ou Joana Darc, deputada estadual, são peças que se movem para abrir espaço ao ex-presidente da Câmara Municipal de Manaus

Neuton Corrêa, do BNC Amazonas
Publicado em: 29/01/2025 às 07:13 | Atualizado em: 29/01/2025 às 08:19
O ex-vereador Caio André (União) pode voltar a ocupar cadeira na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
A possibilidade dele assumir o cargo está no bojo da engenharia política que o governador Wilson Lima (União) faz para acomodar aliados em sua gestão.
Essa acomodação passa por mexidas que envolvem políticos com cargo e os que perderam as eleições de 2024. Além deles, os que não puderem disputar a reeleição. Este é a situação dos ex-prefeitos.
Por exemplo, Caio André, ex-presidente da CMM, não conseguiu se reeleger.
Ele ficou em sétimo lugar numa chapa que elegeu seis vereadores do União Brasil. Ou seja, ele é o primeiro suplente do partido do governador Wilson Lima.
Possibilidades
É com essa credencial que Caio André passou a figurar como possível futuro secretário de Estado da Cultura. No caso, ele seria o substituo de Cândido Jeremias, que responde pela pasta desde o ano passado.
Acontece que a ideia não foi bem recebida pelos movimentos culturais da sociedade civil organizada. Eles ameaçam fazer protestos caso Caio vá para a SEC. Eles alegam que o ex-vereador não é da área.
Leia mais
Fora da câmara, Caio André vai ter espaço no governo de Wilson Lima
A Câmara
Foi a partir dessa resistência que a ideia de Caio André vereador ganhou força.
Como? Como substituto do vereador Aldenor Lima, esposo da deputada Joana Darc. Ele foi o quarto mais votado da chapa que elegeu a bancada de seis parlamentares.
Wilson Lima está criando uma secretaria que cabe nos interesses de Aldenor. Trata-se da Secretaria de Proteção dos Animais, justamente a área que elegeu Aldenor.
Caso Aldenor não aceite o cargo de secretário de estado, Wilson considera também entregar o cargo à própria deputada Joana Darc.
Nesse caso, a ida de Caio para a Câmara passaria por outra engenharia. Com a eventual saída de Joana Darc, a Professora Jacqueline, a sexta vereadora eleita pelo União, deixaria a Câmara e abriria espaço a Caio André. Jacqueline substituiria Joana Darc na ALE-AM.
Mas há um detalhe: o governador ainda não disse quando pretende colocar em execução esses ajustes.
Foto: Divulgação/CMM