Amazonas Energia: Aneel pauta julgamento de pedido da Âmbar 

Dezenove processos travados na agência devem ser apreciados neste dia 28.

Amazonas Energia: Aneel pauta julgamento de pedido da Âmbar 

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 28/01/2025 às 12:29 | Atualizado em: 28/01/2025 às 12:29

Um pedido da Âmbar Energia para impugnar um procedimento administrativo da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) por descumprimento de obrigações no PCS (Procedimento Competitivo Simplificado) é um dos 19 processos travados que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) pautou para este dia 28 de janeiro.

16. Processo: 48500.002554/2023-31 Assunto: Pedido de Impugnação, com pedido de efeito suspensivo, apresentado pela Âmbar Energia S.A. em face de deliberação da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, em sua 1.322ª Reunião, referente ao Procedimento de Desligamento por Descumprimento de Obrigação. Área Responsável: Diretoria – DIR. Diretor(a)-Relator(a): Ricardo Lavorato Tili

São processos que não foram debatidos na reunião da semana passada porque diretora substituta estava de licença por motivos familiares. 

A agência enfrenta um acúmulo de processos desde maio do ano passado, quando terminou o mandato do ex-diretor Hélvio Guerra. O regimento da agência não dá poder de minerva ao diretor-geral, Sandoval Feitosa, em casos de empate. 

A Aneel tem quatro diretores votantes nos processos. Com a chance de nomear um novo diretor que poderia dar o voto de minerva, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), quer emplacar o seu secretário de Energia Elétrica, Gentil Nogueira.

Leia o texto original no portal do Poder360.

Leia mais

Aneel vai contestar mais prazo para J&F assumir Amazonas Energia

Amazonas Energia: transferência da empresa é contestada pela Aneel

Suposta manobra na Aneel impede transferência da Amazonas Energia

Foto: Aneel/ Divulgação