Investigação do MP-AM fiscaliza de perto ação da polícia em Nova Olinda
Conforme o órgão, a medida visa evitar abuso de poder, omissão e ilegalidade

Mariane Veiga, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 27/01/2025 às 21:42 | Atualizado em: 27/01/2025 às 22:05
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) informou neste dia 27 de janeiro que uma investigação para monitorar a atuação das polícias do estado em Nova Olinda do Norte.
Conforme o órgão de controle do serviço público, a medida visa evitar abuso de poder, omissão e ilegalidade, além de promover a integração entre as forças de segurança pública e o Ministério Público.
A iniciativa também busca identificar dificuldades estruturais, materiais e humanas que impactem o desempenho das atividades policiais no município, propor medidas que aprimorem a prestação do serviço, ampliar a transparência das ações policiais perante a sociedade e monitorar os índices de criminalidade no município.
A portaria pede às autoridades responsáveis pelas instituições policiais o fornecimento de informações referentes ao efetivo policial e em atividade, assim como os equipamentos e estrutura material.
Além disso, o documento prevê a realização de inspeções nas unidades policiais para verificar as condições de funcionamento e o acompanhamento das ações policiais no município.
Essa medida é importante para garantir que a atuação policial esteja de acordo com os princípios constitucionais da legalidade e da moralidade, de acordo com o MP.
A promotora de Justiça Tainá Madela é a responsável por essa iniciativa.
Com informações do MP
Leia mais
Ministério da Justiça promete ao MP-AM ampliar recursos do Gaeco
Foto: MP/divulgação