Governador do Pará age para se autosabotar na COP-30, diz Krenak
A fala do líder indígena é em relação aos povos indígenas do Pará, acampados desde o dia 14 deste mês na sede da Seduc, em Belém.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas*
Publicado em: 25/01/2025 às 10:59 | Atualizado em: 27/01/2025 às 07:21
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), age para se autosabotar na realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP-30.
É o que afirmou ambientalista, líder indígena, filósofo, escritor, poeta e Imortal da Academia Brasileira de Letras, Ailton Krenak.
“Helder parece determinado a sabotar ele mesmo na COP 30! Sem os povos indígenas e repudiado pelo movimento social, o governo dá tiro no pé”, disse Krenak, em sua rede social.
A fala do líder indígena é em relação aos povos indígenas do Pará, acampados desde o dia 14 deste mês na sede da Secretária de Educação (Seduc).
De acordo com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), os indígenas pedem a revogação da lei 10.820/2024, que comprometeu o arcabouço normativo referente à educação escolar indígena. Que, além disso, pôs fim ao regime presencial nas comunidades indígenas, tornando as aulas virtuais.
Em suma, desde o início da ocupação, há a presença ostensiva de policiais, especialmente batalhões especializados em graves enfrentamentos.
Assim como outras ações intimidatórias do governo do estado contra o movimento indígena também se colocam contra o movimento indígena.
*Com informação do site Ponto de Pauta.
Leia mais
‘COP-30 não passa de uma fraude, uma grande encenação’
Uma filosofia da Amazônia está nascendo
Foto: reprodução/rede social