Unidades da Aeronáutica em Manaus agora têm comando feminino
A tenente-coronel Andrade irá comandar a Chefia do Grupamento de Apoio de Manaus (GAP-MN) da Força Aérea Brasileira

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 25/01/2025 às 10:19 | Atualizado em: 25/01/2025 às 10:19
As unidades da Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (FAB) serão comandadas por duas mulheres, que ocuparão pela primeira vez na história a chefia dos cargos na capital amazonense.
Trata-se das tenentes-coronéis intendentes Susan Kelly Prado Andrade (foto) e Carla Alessandra Cardozo Pizete assumiram, nesta sexta-feira (24), a chefia de organizações da FAB.
Conforme o g1, Andrade irá comandar a Chefia do Grupamento de Apoio de Manaus (GAP-MN) da Força Aérea Brasileira, enquanto Pizete assume o comando da prefeitura da Aeronáutica de Manaus.
Assim, a solenidade de posse ocorreu ontem (24) na Base Aérea de Manaus, na zona sul da cidade, com a presença de militares e familiares das novas comandantes.
“O fato de a gente ter aqui em Manaus duas mulheres assumindo os comandos é uma fato marcante para a força aérea, demonstrando essa igualdade que existe na força”, ressaltou o major-brigadeiro intendente Marcelo Brasil de Carvalho de Fonseca, que presidiu o evento.
Desse modo, a nova chefe do GAP-MN destacou que é muito gratificante ser pioneira no estado, principalmente pelo fato de estar na Amazônia – região que classificou como a “principal joia do País”.
Da mesma forma, ela destacou que os espaços militares estão cada vez mais ocupados por mulheres.
“Acredito que esse é o reflexo da nossa sociedade, onde cada vez mais mulheres estão assumindo funções, assim como a força aérea, que foi a primeira a abrir a academia para entrada de mulheres. Espero fazer da melhor forma em nome de todas as mulheres que estão se identificando”,
relatou Andrade.
Além dela, a segunda mulher a assumir a prefeitura da Aeronáutica de Manaus, Pizete destacou que é uma grande honra assumir o cargo. Ela agradeceu pela confiança que a aeronáutica depositou à ela e se disse pronta para representar a força feminina.
“Sinto-me muito feliz, vamos dar o melhor para representar as mulheres de maneira geral, porque somos determinadas e corremos atrás”,
disse Pizete.
Leia mais no g1.
Leia mais
Em 2025, mulheres poderão se alistar nas Forças Armadas
Foto: divulgação