Potássio no Amazonas: governador reafirma apoio ao projeto de exploração
Pauta foi a apresentação do andamento do projeto de instalação da empresa na mina de Autazes

Mariane Veiga, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 24/01/2025 às 21:25 | Atualizado em: 24/01/2025 às 21:46
O governador do Amazonas, Wilson Lima, e representantes da empresa Potássio do Brasil tiveram um encontro na sede do governo neste dia 24 de janeiro.
A pauta da conversa foi a apresentação do andamento do projeto de instalação da empresa na mina de Autazes para exploração do potássio.
“Nós estamos dispostos a dar todo o apoio para a execução do projeto de exploração de potássio em Autazes. Além do aspecto econômico para tornar o Amazonas uma potência na produção do fertilizante, o nosso principal objetivo é promover o desenvolvimento social, gerando empregos, garantindo a preservação do meio ambiente e dialogando com os povos originários”, disse Lima.
Participaram da reunião o CEO da Brazil Potash, Matt Simpson, o presidente da Potássio do Brasil, Adriano Espeschit, e diretores do conselho administrativo da empresa.
De acordo com a empresa, a operação no Amazonas deve suprir em 20% a demanda nacional.
Além disso, a empresa afirmou que apoiará cerca de 30 programas socioeconômicos e ambientais em Autazes, incluindo a geração de 2,6 mil empregos diretos nas obras e 1,3 mil empregos diretos durante os 23 anos de vida útil do projeto.
O investimento total é de mais de US$ 2,5 bilhões.
Leia mais
Amazônia: empresa anuncia acordo com muras pelo potássio de Autazes
Foto: Diego Peres/Secom