Amazonas é 2° do país em aumento de casos de estupros registrados
Aumento é reflexo do fortalecimento das ações policiais e do crescimento no volume de denúncias feitas pela população

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 23/01/2025 às 06:03 | Atualizado em: 23/01/2025 às 08:28
O Amazonas registrou no ano passado 1.552 casos de estupros. Em relação a 2023, houve aumento de quase 43% nesse tipo de crime.
O crescimento coloca coloca o estado na segunda colocação do ranking de violência contra mulheres, que são a maioria das vítimas.
O Amazonas só perde para a Paraíba no aumento de casos de estupros entre 2023 e 2024. Nesse estado do Nordeste, o crescimento foi de 103,48%. Foram 1.170 ocorrências.
Os dados são do Ministério da Justiça e Segurança Pública em foram organizados num ranking organizado pelo jornal Folha de S.Paulo, nesta quinta-feira, 23.
Combate à violência contra a mulher
Em nota, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) explicou à Folha que o aumento é reflexo do fortalecimento das ações policiais e do crescimento no volume de denúncias feitas pela população, motivado pela confiança no trabalho desempenhado pela força de segurança.
Além disso, a PC-AM associa o crescimento à chegada de novos delegados, delegadas, investigadores e escrivães para atuar em regiões interioranas. Isso, segundo a nota, fortalece a capacidade de atendimento e de investigação.
Leia mais
Amazonas: preso professor que usava palmatória e é suspeito de estupro
Crianças criam código para denunciar abuso sexual em escola no Amazonas
Homens são presos em Parintins por estupro de meninas de 7 e 10 anos
Foto: divulgação/Aleam