Com ‘patriotas’ de Bolsonaro no meio, Trump ameaça expulsar 250 mil ilegais
Estudo aponta que, a cada 1,3 milhão de imigrantes expulsos dos Estados Unidos, o PIB perderá pelo menos um ponto percentual por ano.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 22/01/2025 às 08:56 | Atualizado em: 22/01/2025 às 08:58
Com “patriotas” bolsonaristas no meio, o presidente americano, Donald Trump ameaçou, em seu discurso de posse, na segunda-feira (20), expulsar imigrantes ilegais. Desses, 250 mil são brasileiros.
Segundo o portal Público Brasil, de Portugal, a expectativa é grande em relação ao discurso de posse e às medidas que deverão ser anunciadas após a posse.
Ou seja, a estimativa é de que entre 100 e 200 decretos sejam publicados.
Assim, num primeiro momento, a medida que mais afetará os brasileiros será a expulsão de imigrantes ilegais, avalia o embaixador Rubens Barbosa, que comandou a embaixada do Brasil em Washington.
“Acredito que, neste momento, as únicas medidas que afetarão os brasileiros serão as relativas a imigrantes, considerando que há cerca de 250 mil ilegais nos Estados Unidos oriundos do Brasil”,
afirma Barbosa.
Conforme a publicação, pelos cálculos da Pew Research Center, em 2022, eram 230 mil brasileiros ilegais nos EUA, 15% a mais do que em 2021. Esse número teria continuado a aumentar com o crescimento da economia norte-americana.
Na avaliação do sociólogo e cientista político Antônio Lavareda, do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), Trump não deve cumprir todas as promessas de campanha, mas será forçado a realizar grande parte do que disse ao eleitorado.
“Um líder populista que ganha eleições não deve ser tratado como uma licença poética. Ele será forçado a cumprir parte das promessas, porque a eleição dele está ligada a sentimentos da sociedade. Se não cumprir, quebra-se a ligação entre o líder e seus apoiadores. As pessoas e os países devem estar prontos para que Trump cumpra uma parte substancial de suas promessas absurdas”, explica.
Sobretudo, uma coisa que Lavareda acredita é que Trump continuará a atuar com base em mentiras e desinformação.
“A extrema-direita sem fake news agoniza”, sentencia. Não por acaso, ele colocou o empresário Elon Musk, dono da rede social X, em um cargo estratégico na Casa Branca.
Perda no PIB americano
Ainda de acordo com a informação, levantamento realizado pelo Instituto Peterson aponta que, a cada 1,3 milhão de imigrantes expulsos dos Estados Unidos, o Produto Interno Bruto (PIB) perderá pelo menos um ponto percentual por ano.
Portanto, não só. Com a atividade econômica mais fraca, o mercado de trabalho será afetado e ao menos 440 mil norte-americanos com boa qualificação perderão os empregos. Isso, no entender de Lavareda, será levado em conta pela equipe econômica do novo presidente norte-americano.
Leia mais em Público Brasil.
Leia mais
Boneco de Trump era surrado no México enquanto ele falava em expulsar imigrantes
Foto: reprodução/YouTube