Amazônia: 164 tartarugas ameaçadas de extinção são resgatadas no Peru
Os animais foram encontrados dentro de sacos plásticos e recipientes de vidro

Adrissia Pinheiro
Publicado em: 18/01/2025 às 11:15 | Atualizado em: 18/01/2025 às 11:16
Autoridades peruanas resgataram 164 tartarugas-de-manchas-amarelas ameaçadas de extinção, vendidas ilegalmente no centro de Lima. Os animais estavam em condições degradantes, dentro de sacos plásticos e recipientes de vidro.
A operação policial ocorreu no dia 9 de janeiro, resultando, assim, na prisão de três indivíduos por tráfico de vida selvagem. O Serviço Nacional de Florestas e Vida Selvagem do Peru (Serfor) destacou, ainda, a importância da ação para preservar espécies amazônicas.
As tartarugas resgatadas são nativas da Amazônia, maior floresta tropical do mundo, que se estende por nove países, incluindo o Peru, Brasil, Colômbia e Bolívia.
No Peru, essa espécie vulnerável habita regiões como Loreto, Ucayali e Madre de Dios, em bacias de rios amazônicos, mas é frequentemente capturada para o comércio ilegal, sendo vendida por valores entre 50 e 80 soles (US$ 14 a US$ 21), conforme o veterinário Javier Jara, da Administração Florestal de Serfor.
Classificada como “Vulnerável” na Lista Vermelha da IUCN, a espécie enfrenta, portanto, sérios riscos de extinção devido à caça e ao comércio ilegais.
Leia mais
De Jutaí, no Amazonas, família da lição de proteção de quelônios e cobra governos
Prefeito do Careiro, no AM, serve tracajá e tartaruga, Ibama aplica multa
Veja na íntegra em CNN.
Foto: Reprodução/Reuters