Maduro se arma na fronteira, Brasil responde com maior exercício militar
Venezuela constrói pistas de pouso e pontes e arma acampamentos

Mariane Veiga
Publicado em: 17/01/2025 às 21:22 | Atualizado em: 18/01/2025 às 01:01
As Forças Armadas planejam o maior exercício militar de 2025 em Roraima, após informações de que a Venezuela estaria construindo pistas de pouso, pontes provisórias e acampamentos de lona perto da fronteira com o Brasil e a Guiana.
As movimentações sugerem que o regime de Nicolás Maduro ainda pode ter intenções de invadir a região de Essequibo, na Guiana, passando por Roraima, apesar de uma aparente redução nas ameaças nos últimos meses.
De acordo com informações divulgadas inicialmente pela CNN Brasil, o exercício conjunto de Exército, Marinha e Aeronáutica será realizado em novembro de 2025 e visa treinar tropas para atuar em regiões de difícil acesso, desenvolvendo capacidades logísticas e de transporte.
Dessa maneira, cerca de 8 mil militares e uma grande quantidade de blindados e veículos não blindados serão deslocados para a área.
Além de preparar o Brasil para eventuais cenários de conflito, o exercício também deve enviar uma mensagem para as potências ocidentais, em defesa da “estabilidade” da região.
A movimentação ocorre em paralelo à COP30, que reunirá autoridades globais em Belém (PA) para discutir questões climáticas.
Leia mais em Sociedade Militar.
Leia mais
Fronteira entre Brasil e Venezuela é fechada para Maduro tomar posse
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil