Plano para arborizar Manaus prevê plantio de 15 mil mudas no ano
Prefeito disse que o plantio será em 50 espaços públicos.

Adrissia Pinheiro
Publicado em: 13/01/2025 às 14:51 | Atualizado em: 13/01/2025 às 14:51
Quinze mil mudas serão plantadas em 50 espaços públicos de Manaus neste ano, conforme anúncio do prefeito Renato Magalhães Júnior neste dia 13 de janeiro, no lançamento do Programa de Arborização e Conservação Florestal (Manaus Verde).
O programa vai ser tocado pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima.
O prefeito deu início ao programa com o plantio de 150 mudas de ipês, oiti, jutairana e chuva de ouro da Amazônia no trecho de cinco quilômetros do bairro de Flores, na zona norte, ao terminal de integração 1 do transporte coletivo, na avenida Constantino Nery, zona central da cidade.
“Neste ano, a gente vai triplicar o que fizemos só no ano passado. Vamos plantar 15 mil árvores. Arborização e clima da capital são prioridades da nossa gestão”, disse Magalhães Júnior.
De 2021 a 2024, 23.026 mudas foram plantadas, conforme a prefeitura.
No mesmo período, 261.339 foram doadas à população em 213 ações, contemplando um bairro e zona distinta da cidade, a cada semana.
No Centro de Produção de Mudas, foram produzidas 542.615 unidades nos últimos quatro anos.
Leia mais
A árvore urbana e sua riqueza ignorada
Manaus para o mundo ver
Manaus participa atualmente de dois programas internacionais relacionados à temática ambiental: o “Cidades à Frente” (Cities Foward), do Departamento de Estado dos Estados Unidos, e do “Geração Restauração” (Generation Restoration), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), que pertence à Organização das Nações Unidas (ONU).
Em ambos, a seleção de Manaus foi oportunizada pelas ações previstas no programa municipal Viva Mindu, que visa a regeneração, a longo prazo, de toda a bacia hidrográfica do igarapé do Mindu.
Os impactos são ambientais, sociais, econômicos e climáticos de curto a longo prazo, beneficiando cerca de 800 mil pessoas que vivem nas proximidades do igarapé do Mindu, cuja extensão é de 22 quilômetros, ao longo de 17 bairros da cidade.
Foto: Carlos Oliveira/Semcom