Temporada de cruzeiros leva 1,2 mil turistas à serra de Parintins
A serra da Valéria é um platô de 152 metros de altura, oferece uma das vistas mais belas da região de Parintins

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 10/01/2025 às 16:37 | Atualizado em: 10/01/2025 às 16:37
A temporada de cruzeiros internacionais está de volta ao Amazonas e a serra da Valéria foi escolhida como a primeira parada obrigatória de 1.200 turistas estrangeiros que viajam no transatlântico Sirena, das ilhas Marshall.
A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, coordenou o receptivo aos turistas que desembarcaram no centro fluvial da comunidade São Paulo, nesta sexta-feira, 10.
A chegada dos cruzeiros impulsiona o ecoturismo na região e proporciona mais desenvolvimento para a população local.
Fomentar o turismo e gerar renda é uma das prioridades da gestão, conforme o prefeito Mateus Assayag.
A serra da Valéria é um platô de 152 metros de altura, oferece uma das vistas mais belas da região de Parintins, tem um sítio arqueológico preservado e reúne quatro comunidades ribeirinhas.
O local dispõe de infraestrutura turística para atender os cruzeiros estrangeiros e escadaria com rampa de acesso que oferece maior comodidade aos visitantes na comunidade Santa Rita.
Entre os atrativos, os turistas contemplaram as belezas naturais nos passeios de canoa, bajaras e o artesanato produzido pelos ribeirinhos.
A moradora Gracenilce Barbosa, que produz colares, pulseiras e adereços de sementes, comemorou o retorno dos cruzeiros na Valéria.

“É uma fonte de renda extra que ajuda no sustento da família”.
A subsecretária Carla Garcia conversou com lideranças e moradores das comunidades para falar das políticas de turismo que serão implementadas, entre elas a escola municipal de turismo, já sinalizada pelo prefeito Assayag.
“Nós estamos aqui para ouvir as comunidades e trabalhar um plano de estratégia para o turismo da região”.
No próximo domingo, 12, Parintins receberá mais um navio com turistas estrangeiros.
Como novidade no receptivo, três palcos alternativos serão disponibilizados com toada de boi-bumbá nos coretos das praças Eduardo Ribeiro e Judith Prestes e no porto.
Leia mais
Wilson Lima faz da Serra da Valéria opção ecoturística em Parintins
Fotos: Yuri Pinheiro/divulgação