Amazonas recebeu quase 30 mil turistas estrangeiros em 2024
Os dados foram divulgados pelo Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal.

Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 08/01/2025 às 14:19 | Atualizado em: 08/01/2025 às 17:06
O Amazonas recebeu pelo menos 28.400 turistas internacionais no ano passado, crescimento de 18,2% em relação a 2023, quando 24.000 estrangeiros visitaram o estado.
Os dados foram divulgados nesta terça-feira (7) pelo Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal.
O ano de 2024 foi o melhor da história para o turismo internacional no Brasil. Nesse período, o país alcançou a marca recorde de 6.657.377 turistas estrangeiros no ano, um crescimento de 12,6% em comparação com 2023.
Os estados de São Paulo (2.207.015), Rio de Janeiro (1.513.235), Paraná (894.536) e Rio Grande do Sul (879.412) foram as principais portas de entrada de visitantes internacionais em 2024.
De acordo com a pasta do Turismo, somente em dezembro, 2.281 estrangeiros visitaram o Amazonas.
Entre os principais atrativos do estado, segundo o ministério, estão o Teatro Amazonas, em Manaus, considerado um ícone histórico, símbolo da riqueza da época da borracha.
“O Encontro das Águas, onde os rios Negro e Solimões se encontram é um espetáculo natural único. Já a floresta amazônica, com sua biodiversidade incomparável, oferece experiências como trilhas, passeios de barco e visita a comunidades indígenas”, diz nota da pasta.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, diz que esse aumento significativo é reflexo do esforço conjunto entre o Ministério do Turismo e a Embratur para promover os destinos nacionais no exterior.
“Trazer esses visitantes estrangeiros para o nosso país reforça a capacidade turística dos nossos destinos, oferecendo experiências em que a diversidade cultural, a gastronomia autêntica e as belas paisagens se destacam. Nossa meta é continuar atrativos para que mais turistas de todo o mundo venham conhecer as belezas do Brasil”.
Leia mais
Acordo entre ministérios quer incentivar etnoturismo em terras indígenas
Pará e sua gastronomia
Na região Norte, o Pará é que recebeu mais turistas internacionais. Foram mais de 32 mil, um aumento de 47,4% em comparação com 2023.
O estado, que receberá a COP-30 no final do ano, registrou aumento expressivo no número de visitantes estrangeiros.
O ministério diz que, além das tradicionais atrações turísticas da capital, Belém, como a Estação das Docas e a ilha do Combú, o estado se destaca por destinos como Alter do Chão, Ilha de Marajó, Salinópolis, Bragança e Algodoal, que oferecem uma combinação de belas praias, contato com a natureza e muita cultura.
“A gastronomia paraense também tem sido um dos principais atrativos, com pratos como o pato no tucupi, a maniçoba e o tacacá. A cidade de Belém foi eleita Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco”, lembra a pasta.
Foto: Arthur Castro/Amazonastur