Chuva intensa do sábado é prevista para fim de semana no Amazonas
Inverno amazônico provoca chuvas intensas, cheias nos rios e impacto climático em todo o Brasil.

Diamantino Junior
Publicado em: 04/01/2025 às 10:07 | Atualizado em: 04/01/2025 às 10:07
A região Norte entra no chamado “inverno amazônico”, uma temporada marcada por chuva intensa e mudanças climáticas significativas. Esse período, que se estende de outubro a março, provoca cheias nos rios e aumenta a umidade do ar, resultando em impactos no cotidiano, no meio ambiente e na saúde pública.
Em Manaus, por exemplo, mais de 5.200 pessoas procuraram unidades de saúde em um único dia devido ao aumento de síndromes gripais leves, associadas ao clima chuvoso.
A meteorologista Andrea Ramos explica que o fenômeno é influenciado por fatores como a oscilação de nebulosidade na linha do Equador e o transporte de umidade do Atlântico Norte. Neste ano, o fenômeno La Niña também está presente, mas com influência limitada na região.
As chuvas seguem dentro do padrão esperado, mas ocorrem em grandes volumes. “Pode chover em dois ou três dias o equivalente a um mês inteiro, aliado ao calor excessivo e à alta umidade”, destacou Andrea.
Além de impactar a própria região, o inverno amazônico influencia o clima de outras partes do Brasil. A umidade transportada pelos “rios voadores” da Amazônia contribui para precipitações no Sul e Sudeste. Esses fenômenos reforçam a importância da floresta amazônica no equilíbrio climático nacional.
Leia mais
Juruá e alto Solimões terão chuvas acima da média nos próximos meses
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para chuvas intensas em estados do Norte, como Acre, Pará e Rondônia, e também para outras regiões, incluindo o Centro-Oeste, Sudeste e partes do Nordeste. O Inmet recomenda evitar áreas de risco, como árvores e placas, e reforça a necessidade de acionar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros em casos de emergência.
Temporal provoca queda de energia
Uma forte tempestade atingiu Manaus na manhã deste sábado (4/1), ocasionando interrupções no fornecimento de energia em diversas áreas da capital e municípios da Região Metropolitana, como Manacapuru e Iranduba.
Moradores relataram ao g1 a interrupção do serviço logo após o início das chuvas intensas, com registros de falta de energia nos bairros Praça 14, Ponta Negra, Planalto, Alvorada e Aleixo.
De acordo com a Amazonas Energia, a falha foi causada pelo desligamento da linha de transmissão vinculada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), responsável por abastecer os locais afetados.
A empresa destacou que a cidade enfrenta condições climáticas severas, marcadas por alta incidência de raios e trovões.
Ainda segundo a concessionária, as equipes aguardam orientações do Operador Nacional do Sistema (ONS) para iniciar o processo de recomposição da rede elétrica.
Leia mais no g1
Foto: BNC AMAZONAS