Fies oferta mais de 112 mil novas vagas em 2025
Para cursos de graduação, o Fies possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas*
Publicado em: 02/01/2025 às 14:26 | Atualizado em: 02/01/2025 às 14:26
O Ministério da Educação (MEC) vai ofertar 112.168 novas vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil ( Fies ) em 2025.
Assim, os processos seletivos serão divididos em duas etapas: 67.301 vagas serão ofertadas no primeiro semestre e 44.867, no segundo semestre.
Nesse sentido, a medida foi publicada na terça-feira (31/12), pelo Comitê Gestor do Fundo de Financiamento Estudantil (CG-Fies).
Ao mesmo tempo, a resolução também antecipa a oferta de vagas semelhantes para os anos de 2026 e 2027, conforme previsto no Plano Trienal do Fies.
“Vamos garantir novas vagas para o Fies em 2025 , permitindo que jovens de baixa renda financiem cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior no País. O governo do presidente Lula está investindo mais de R$ 774 milhões no Fies, um programa que abre portas para milhares de brasileiras e brasileiros terem uma educação de qualidade ”, informou o ministro da Educação, Camilo Santana .
Dessa forma, o recurso será revertido para o Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies), assegurando a sustentabilidade do programa e o financiamento dos estudantes.
A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ,Fernanda Pacobahyba, destacou o impacto da medida:
“O Fies é uma ferramenta transformadora, que promove inclusão educacional e abre portas para o futuro de milhares de jovens. Com essas vagas, reforçamos o compromisso de garantir acesso ao ensino superior de qualidade em nosso País”.
Leia mais
Desenrola Fies retira do calote 3.631 estudantes amazonenses
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC que foi instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001.
O objetivo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas aderentes ao programa.
Assim como, e avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Sobretudo, desde 2018, o Fies possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.
*Com informações da Agência Gov | Via MEC
Foto: José Cruz/Agência Brasil