Pé-de-Meia fecha 2024 com 133,3 mil estudantes no Amazonas
Em todo o país já são quase 4 milhões de beneficiados com o programa social que só fica atrás do Bolsa Família em alcance

Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 31/12/2024 às 12:04 | Atualizado em: 31/12/2024 às 12:04
O Pé-de-Meia fecha o ano com 133,3 mil estudantes beneficiados no Amazonas. Assim como em todo o país, o programa foi ampliado para beneficiar estudantes com Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
De acordo com o Ministério da educação (MEC), o programa de incentivo financeiro-educacional, atualmente, só fica atrás do Bolsa família como maior política de combate às desigualdades no país.
Com investimento anuais de R$ 12,5 bilhões, o Pé-de-Meia tem como principal objetivo evitar a evasão escolar no ensino médio para estudantes de baixa renda. No final do curso, cada aluno pode resgatar até R$ 9,2 mil.
O Pé-de-Meia é uma política educacional que valoriza o estudante que se matricula no ensino médio, frequenta as aulas, passa de ano, faz o Enem e completa a etapa de ensino.
O MEC diz que o objetivo é democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens do ensino médio, além de fomentar mais inclusão social pela educação, estimulando a mobilidade social.
“Os estados, o Distrito Federal e os municípios prestam as informações necessárias à execução do incentivo, possibilitando o acesso a ele para os estudantes matriculados nas respectivas redes de ensino”,
diz a pasta.
Em entrevista ao O Globo, o ministro da Educação, Camilo Santana, disse que o MEC que expandir o programa para universitários de baixa renda.
“Estamos começando a construir um Pé-de-Meia para o estudante universitário, uma proposta para ser discutida com o presidente. Ele já está empolgado. Nós podemos identificar onde é que estão os gargalos, as dificuldades para garantir que esse aluno possa realizar o seu sonho de ir para a universidade”, declarou o ministro.
Leia mais
Amazonas: Seduc e MEC discutem parceria com incentivo do Pé-de-Meia
Quem tem direito?
Podem fazer parte do Pé-de-Meia todos os alunos do ensino médio público regular e da EJA cuja família esteja inscrita no CadÚnico, até o dia 15 de junho de 2024, e tenha renda per capita de até meio salário mínimo.
Para receber as parcelas, porém, é preciso que os estudantes frequentem, no mínimo, 80% das aulas e sejam aprovados ao final de cada período letivo.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil