Santana, no Amapá, lidera projeto de cidade inteligente no Norte
O projeto abrange iluminação LED, energia fotovoltaica, telecomunicações e Wi-Fi público.

Adrissia Pinheiro
Publicado em: 25/12/2024 às 08:17 | Atualizado em: 25/12/2024 às 08:17
Santana, no Amapá será a primeira cidade da Região Norte a implantar uma cidade inteligente por meio de uma PPP com apoio do Ministério da Integração. O projeto abrange iluminação LED, energia fotovoltaica, telecomunicações e Wi-Fi público.
O ministro Waldez Góes reuniu-se com prefeitos para discutir financiamentos de PPPs voltadas à modernização urbana e cidades inteligentes. Cidades desse tipo utilizam tecnologia para melhorar serviços, promover sustentabilidade e qualidade de vida.
Carlos Sampaio, presidente da AMEAP, destacou que essas parcerias atraem investimentos e impulsionam setores produtivos. O IPGC apoiou a modelagem da PPP de Santana, prevista para março de 2025, incluindo a construção de uma usina fotovoltaica em setembro do mesmo ano, com contrato de 25 anos antes da transferência ao município.
O prefeito de Tartarugalzinho sugeriu um consórcio entre as 16 prefeituras do Amapá para atrair investimentos em projetos estruturantes. Além disso, ele busca impulsionar a agricultura com apoio de universidades e empresários. O secretário Eduardo Tavares ressaltou o potencial do FDIRS para gerar empregos, inclusão e sustentabilidade.
Leia mais
Restrição de Mamoriá Grande, no Amazonas, protege indígenas
Veja mais no Amazonas Atual.
Foto: divulgação/Prefeitura de Santana