Após reunião com o MP-AM, não há risco de paralisação no 28 de Agosto
A declaração ocorreu em reunião da 58ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública.

Adrissia Pinheiro
Publicado em: 24/12/2024 às 08:54 | Atualizado em: 24/12/2024 às 08:58
Os serviços de ortopedia no Hospital 28 de Agosto e em outras unidades de Manaus não serão interrompidos. O presidente do ITO-AM, Fernando Abreu de Sá, garantiu isso.
De acordo com o Ministério Público do Amazonas (MPAM), a declaração ocorreu em reunião conduzida nessa segunda-feira (23) pela 58ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública (PRODHSP).
O MPAM recebeu denúncias sobre uma possível paralisação dos ortopedistas, especialmente durante os festejos de fim de ano. Como resultado, o MPAM realizou fiscalizações e emitiu recomendações preventivas.
Além disso, o MPAM alertou que o abandono de plantões poderia configurar crimes como omissão de socorro e homicídio qualificado, especialmente em casos de agravamento. Vistorias ocorreram no sábado (21) para garantir a continuidade dos serviços.
Após essas discussões, o presidente do ITO-AM garantiu que não haverá paralisações. Ele também informou que reforçou as equipes nos hospitais Platão e João Lúcio.
Por fim, a secretária de Saúde, Nayara Maksoud, afirmou que o Complexo Hospitalar da Zona Sul e o HPS 28 de Agosto operarão normalmente, com aumento de cirurgias e plantões extras.
A promotora Luissandra Chíxaro destacou, ainda, que o MPAM continuará monitorando a situação.
Leia mais
28 de Agosto: MP-AM chama governo e médicos para serviço não parar
Foto: Elvis Chaves/MPAM