É aniversário do coronel Menezes, quase senador, quase vereador e quase vice
Político completa 61 anos com uma trajetória marcada por quase vitórias eleitorais no Amazonas, consolidando-se como nome de peso na direita regional.

Neuton Corrêa , da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 23/12/2024 às 09:32 | Atualizado em: 23/12/2024 às 09:33
O coronel Alfredo Menezes Júnior (PP), da reserva do Exército, completa neste dia 23 de dezembro 61 anos de idade.
Político de direita no Amazonas, personagem que suscita as ideias do bolsonarismo, Menezes tem uma história pouco comum na política do estado.
Em 2018, ele quase tirou o mandato do senador Omar Aziz (PSD).
Na ocasião, Menezes teve, em Manaus, quase 300 mil votos a mais que o parlamentar (51,77% a 23,93%). Mas, Aziz tirou a diferença nas 61 cidades do interior do Amazonas.
Neste ano, Menezes planejou ser candidato a vereador. Pesquisas e os bastidores políticos mostravam que ele poderia ser o parlamentar mais votado.
Apesar disso, o direitista cedeu aos encantos de uma candidatura em chapa majoritária.
Assim, virou vice de Roberto Cidade (União Brasil). A chapa cresceu como bolo fermentado. Mas, na reta final do primeiro turno, caiu e foi ultrapassada por Alberto Neto (PL), o apadrinhado de Bolsonaro que acabou também derrotado.
Leia mais
De Menezes para Bolsonaro: ‘A direita não tem dono’
Perfil
Coronel Menezes, como se apresenta na política, surgiu na política regional com o fenômeno Bolsonaro, na eleição de 2018. Até então, era um desconhecido no cenário político.
Sua marca é a intensidade, que ainda não lhe ajudou até aqui. Contudo, sua coerência o coloca com respeito no cenário político.
Ilustração: Gilmal