Desrespeito a idosos em UBS de Manaus é investigado pelo MP-AM
Denúncias envolvem também não observância de prioridade nos atendimentos.

Adrissia Pinheiro
Publicado em: 19/12/2024 às 18:43 | Atualizado em: 19/12/2024 às 18:43
A 42ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), abriu investigação neste dia 19 de dezembro para apurar denúncias de desrespeito aos direitos dos idosos em UBS (unidades de saúde) de Manaus.
De acordo com o promotor Vítor Fonseca, responsável pela ação, foram identificadas irregularidades como, por exemplo, a ausência de prioridade no atendimento e a exigência de acompanhantes para consultas e sessões de fisioterapia, mesmo quando os idosos demonstram independência e autonomia.
“A falta de capacitação específica dos servidores é um problema que prejudica o atendimento e viola os direitos assegurados pelo Estatuto do Idoso. Nosso objetivo é criar um ambiente de atendimento mais acolhedor e eficiente para os idosos, reduzindo as violações de seus direitos”, disse Fonseca.
Leia mais
Varredura da CGU encontra fraude em descontos no INSS de idosos
Próximos passos
Como parte das primeiras diligências, o promotor quer, em 30 dias, informações e cronogramas para capacitação de servidores públicos das secretarias de saúde do estado e do município, além da Secretaria de Administração e Gestão do governo e da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati).
Foto: divulgação