PF desarticula esquema bilionário de tráfico internacional de drogas no AM
A investigação, iniciada após a apreensão de 1,5 t de drogas, revelou uma rede que lavava o dinheiro do tráfico e enviava os valores à Colômbia

Mariane Veiga
Publicado em: 17/12/2024 às 19:00 | Atualizado em: 17/12/2024 às 22:38
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (17) a operação “Siderado”, para desmantelar um esquema de tráfico internacional de drogas que movimentou mais de R$ 2 bilhões nos últimos dois anos no Amazonas.
A ação da PF envolveu 32 mandados de prisão e busca e apreensão em cinco estados: Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais.
Ao todo, 19 mandados são de prisão e 13 de busca e apreensão. Também foram bloqueadas contas de 38 investigados e sete empresas tiveram suas atividades canceladas.
As investigações, iniciadas em abril de 2023 após a apreensão de 1,5 tonelada de drogas no Amazonas, revelaram uma rede de empresas de fachada que lavavam o dinheiro do tráfico, enviando valores para a Colômbia, onde reside um dos principais suspeitos.
Leia mais
Traficantes fogem, mas polícia fica com 2 t de drogas e 7 fuzis pesados
O grupo envolvido seria responsável por transações financeiras superiores a R$ 2,2 bilhões em dois anos.
A PF já havia realizado outras operações relacionadas ao caso, como “Rei do Skunk”, “Fênix” e “Espelhum”, que identificaram cerca de 40 suspeitos, incluindo traficantes, gestores financeiros e laranjas.
Além do tráfico e lavagem de dinheiro, há indícios de crimes violentos, como sequestros e torturas dentro da organização criminosa. As investigações continuam em andamento.
Leia mais no G1.
Foto: Divulgação/PMAM