Reajuste salarial do servidor federal vai sair em medida provisória
Com a edição da MP para pagar reajustes salariais de servidores a partir de janeiro de 2025, governo cumpre acordos firmados.

Diamantino Junior
Publicado em: 17/12/2024 às 13:52 | Atualizado em: 17/12/2024 às 13:54
O governo federal está finalizando uma Medida Provisória (MP) para assegurar o pagamento dos reajustes salariais negociados com diversas categorias de servidores públicos ao longo deste ano.
Os novos valores começam a valer a partir de janeiro de 2025, mas a falta de tempo hábil impediu o envio de um projeto de lei ao Congresso Nacional antes do recesso parlamentar.
Diante do curto prazo e da dificuldade de tramitação, o Ministério da Gestão encaminhou o texto da MP para análise da Casa Civil, garantindo o cumprimento dos acordos firmados no início do próximo ano.
Os reajustes não seguem um percentual fixo, variando conforme as categorias.
Leia mais
Servidores público federais dizem que debate não acabou
De acordo com o governo, o impacto previsto no Orçamento de 2025 é de aproximadamente R$ 16 bilhões.
Como a Medida Provisória entra em vigor imediatamente após sua publicação, os servidores terão os reajustes aplicados já em janeiro.
A MP terá um prazo de 120 dias para ser analisada e aprovada pelo Congresso Nacional.
No entanto, sua assinatura só deve ocorrer após a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do Orçamento de 2025, que já incluem as despesas com os reajustes.
Ao todo, 45 carreiras de diversos órgãos assinaram acordos com o Ministério da Gestão, abrangendo cerca de 98% dos servidores públicos federais.
Em 2023, os servidores receberam um reajuste linear de 9%.
Já em 2024, não houve aumento salarial, mas o governo concedeu reajustes em benefícios, como o auxílio-alimentação. Os acordos firmados neste ano preveem novos reajustes escalonados para 2025 e 2026.
Leia mais na CNN Brasil
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil