Starlink avança no plano de internet via satélite para celular

Empresa de Musk amplia rede de satélites.

A fã de Hitler e ídolo de Bolsonaro, Musk faz ataque transfóbico à filha

Adrissia Pinheiro

Publicado em: 29/11/2024 às 10:11 | Atualizado em: 29/11/2024 às 12:07

A Starlink, empresa de satélites de Elon Musk, acaba de conquistar uma autorização crucial da Comissão Federal de Comunicações (FCC) para expandir sua rede de conectividade.

Com isso, a Starlink poderá fornecer sinal de celular em áreas sem cobertura tradicional, levando comunicação a locais isolados nos Estados Unidos.

Além disso, essa nova cobertura, chamada Cobertura Suplementar do Espaço (SCS), atenderá regiões remotas, como o Alasca e Porto Rico. A parceria com a T-Mobile é fundamental para essa expansão.

De fato, os satélites de segunda geração da Starlink operam em frequências específicas, garantindo cobertura em todo o território continental dos EUA, incluindo áreas de difícil acesso.

Além de melhorar a conectividade, a cobertura será crucial em emergências, permitindo chamadas ao 911 e envio de mensagens, mesmo em áreas sem sinal.

Em situações como os furacões Helene e Milton, a Starlink demonstrou sua importância, garantindo que as vítimas de desastres naturais mantivessem contato com os serviços de emergência.

No entanto, embora a aprovação seja um marco, a FCC impôs algumas restrições, e partes do pedido da Starlink ainda aguardam análise, deixando o futuro do projeto em aberto.

Ademais, a expansão internacional também dependerá da aprovação de governos locais, e a Starlink terá que seguir normas específicas de frequências para operar em outros países.

Musk comemora o retorno do X ao topo dos aplicativos no Brasil

Leia na íntegra no CPG.

Foto: divulgação.