GTA renasce após Temer e Bolsonaro e ganha título de responsabilidade social
O GTA voltou a atuar com toda a força e vigor sob a coordenação da socióloga amazonense Sila Mesquita e sua equipe

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 27/11/2024 às 12:58 | Atualizado em: 27/11/2024 às 12:58
O GTA (Grupo de Trabalho Amazônico), que sofreu nos governos Michel Temer e Jair Bolsonaro pela falta de atenção à Amazônia e suas populações, voltou a atuar com toda a força e vigor sob a coordenação da socióloga amazonense Sila Mesquita e sua equipe.
Como resultado desse empenho pelas causas amazônicas, o GTA venceu o 12º Prêmio República, na categoria Responsabilidade Social.

Em nome de todos os integrantes da rede GTA espalhados na Amazônia, Sila recebeu o Prêmio República no último dia 23, em Brasília.

Participaram da cerimônia com Sila os coordenadores Neidinha Suruí e Adílson Vieira.
“Parabenizamos a organização do Prêmio República e agradecemos o reconhecimento ao nosso trabalho coletivo em prol das comunidades, da floresta e dos territórios”, afirmou a coordenadora-geral Sila.
Leia mais
Amazônia perdeu 55 milhões de hectares de vegetação em 38 anos
O GTA amazônico
Sobretudo, o Grupo de Trabalho Amazônico foi criado em 1992 para unir os povos da floresta, entidades de apoio técnico e ambientais na luta por espaços participativos pelo desenvolvimento justo e o sustentável da Amazônia Legal.
Desse modo, com o rápido crescimento, reunindo hoje mais de 600 entidades em 18 coletivos regionais nos nove estados da Amazônia Legal, passou a ser conhecido como REDE GTA.
Dessa forma, são diversos os Conselhos Participativos com atuação local (saúde, educação, desenvolvimento rural, e outros.
Nesse sentido, as redes sociais na Amazônia funcionam como uma ferramenta para disseminação de informações estratégicas.
Assim sendo, a articulação dessas instâncias com iniciativas como o Portal da Transparência -CGU www.portaltransparencia.gov.br é fundamental para o aprimoramento do controle social dos gastos públicos na Amazônia.
Saiba um pouco mais sobre o trabalho do GTA na carta intitulada “Cúpula dos Povos Rumo a COP30 – Carta Política e Adesão de novas organizações e movimentos”.
Fotos: divulgação