O Amazonas Atual e o jornalismo na era digital
Eis a referência aos que querem empreender na área com a responsabilidade e o compromisso que o negócio exige.

Adrissia Pinheiro, por Neuton Corrêa*
Publicado em: 25/11/2024 às 13:20 | Atualizado em: 25/11/2024 às 13:53
O site Amazonas Atual pode ser considerado um importante feito na história da comunicação social da Amazônia na era digital. Mais especificamente na história do jornalismo no Amazonas.
O site, fundado e até hoje tocado pelo professor e jornalista Valmir Lima, é marco nisso, no fazer e como fazer jornalismo na internet.
É referência aos que querem empreender na área com a responsabilidade e o compromisso que o negócio exige.
No dia 25 de novembro de 2013, o Atual já nasce com as boas práticas com que devem ser tratadas as informações de interesse público e seu produto final, a notícia.
À época, a iniciativa torna-se a mais evidente percepção de que o on-line chegava definitivamente por aqui.
Assim, passava a mensagem que os donos das grandes marcas da comunicação no Amazonas (e no Brasil) custaram a compreender, que o analógico, do jeito que vinha sendo feito, estava em fim de linha.
Os jornais e as revistas de papel passaram a ter um custo altíssimo de produção e de circulação, frente às ferramentas de produção e entrega da internet.
Pontualmente, o Amazonas Atual tem muitos feitos que se destacam, mas, para mim, que tenho a honra de manter relações de respeito, amizade e parceria com a empresa, prefiro nestes seus 11 anos de fundação destacar-lhe por sua contribuição com a história da comunicação na Amazônia.
Parabéns, Valmir Lima! Parabéns, Amazonas Atual!
Ilustração Gilmal