Amazônia: no Teatro Amazonas, CNJ abre ação de regularização fundiária

Habitantes de todos os estados da Amazônia receberão títulos de regularização de terra.

Teatro Amazonas completa 126 anos, neste sábado

Adrissia Pinheiro

Publicado em: 24/11/2024 às 11:38 | Atualizado em: 25/11/2024 às 09:27

A 2ª Semana Nacional de Regularização Fundiária – Solo Seguro Amazônia abriu oficialmente ontem, 23 de novembro, no Teatro Amazonas, em Manaus. O programa foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Durante a cerimônia, 100 títulos de propriedade foram entregues a moradores do bairro Zumbi dos Palmares, iniciando as ações de regularização fundiária.

O evento contou com a presença de autoridades, como o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, Jomar Fernandes, e a juíza-corregedora auxiliar, Liz Rezende Andrade, representando o Ministro Mauro Campbell.

Até o dia 29 de novembro, serão entregues mais títulos em diferentes estados da Amazônia Legal, beneficiando comunidades quilombolas, indígenas e outros grupos vulneráveis.

Além da entrega de títulos, o evento ainda inclui workshops, seminários e outras ações focadas na proteção ambiental e no combate à grilagem.

Meio ambiente e causa indígena serão prioridades no CNJ, diz Campbell

O evento recebeu destaque internacional, com o Instituto Newman dos EUA parabenizando os esforços do Núcleo de Governança Fundiária e Sustentabilidade da CGJ/AM. A semana de mobilização social tem como objetivo sensibilizar a sociedade e fortalecer a governança fundiária, com ênfase na inclusão de grupos vulneráveis.

Com informações da Agência Brasil.

Foto: divulgação