G20: prefeito de Manaus diz que soluções ao planeta saem das cidades

Almeida afirmou ainda que a participação de ministros, de prefeitos, representantes de organismos internacionais é importante para a discussão dessas soluções

David Almeida

Mariane Veiga

Publicado em: 14/11/2024 às 23:09 | Atualizado em: 15/11/2024 às 15:45

Representante de Manaus na abertura do Urban 20 e G20 Social, no Rio de Janeiro, neste dia 14 de novembro, o prefeito David Almeida disse que as soluções para o planeta passam pelas cidades.

“O Urban 20 congrega as maiores cidades do Brasil e do mundo. É uma discussão paralela ao G20, as soluções para o planeta vêm a partir das cidades, a discussão de políticas públicas e soluções na área de meio ambiente, de mobilidade urbana, de habitação, de geração de emprego, tudo isso passa pelos grandes centros e essa discussão é fundamental nessa abertura no dia de hoje”.

Almeida afirmou ainda que a participação de ministros, de prefeitos, representantes de organismos internacionais é importante para a discussão dessas soluções.

Entre os temas centrais dos debates nos três dias do evento estão:

•⁠ ⁠enfrentamento da fome e das desigualdades,
•⁠ ⁠urgência das mudanças climáticas com transição energética justa, e
•⁠ ⁠necessidade de reforma da governança global.

O Urban 20 congrega cidades dos países-membros do G20 para debate e articulação política nas pautas de economia, clima e desenvolvimento.

Leia mais

G20 Social

O G20 Social está sendo realizado pela primeira vez, sendo uma iniciativa do Brasil como país-sede da cúpula, com o objetivo de reunir líderes de grandes cidades, das capitais brasileiras, além de representantes de movimentos sociais e organizações não governamentais para debates e, ao final dos três dias de evento, construção de um documento com propostas que serão apresentadas aos líderes da cúpula do G20.

Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom