Concurso público de Autazes é suspenso pelo TCE na véspera das provas

Milhares de candidatos sofrem prejuízo com os gastos para se deslocar ao município

Mariane Veiga

Publicado em: 15/11/2024 às 13:55 | Atualizado em: 15/11/2024 às 15:46

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) suspendeu novamente o concurso público promovido pela Prefeitura de Autazes, município localizado a cerca de 100 quilômetros de Manaus, após a identificação de irregularidades nos editais.

A decisão, anunciada nesta quinta-feira (14), ocorre no momento em que o certame estava prestes a ter novas provas, previstas para os dias 15 e 17 de novembro.

O concurso, que visa preencher 1.898 vagas em diversos níveis de escolaridade, já havia sido suspenso parcialmente pelo TCE-AM no final de outubro, após denúncias do Ministério Público de Contas do Estado (MPC-AM).

No entanto, mesmo com a suspensão, a prefeitura deu sequência ao processo e aplicou uma das provas no dia 3 de novembro, contrariando a recomendação da Corte de Contas.

Agora, com a nova decisão, o certame está suspenso até que todas as irregularidades sejam devidamente analisadas.

Leia mais

Aguardado por muitos, concurso público de Autazes é suspenso a 15 dias da prova

A principal acusação apontada é sobre possível utilização política do concurso durante o período eleitoral, o que configuraria desvio de finalidade.

O MPC-AM apontou indícios de que a prefeitura teria direcionado o processo de escolha da empresa responsável pela organização do concurso, favorecendo uma empresa específica, além de sugerir que a continuidade das ações poderia estar atrelada à campanha eleitoral do então prefeito Adreson Cavalcante e de seu candidato nas eleições municipais deste ano, Wanderlan Sampaio (União Brasil).

De acordo com a Conselheira-Presidente do TCE-AM, Yara Lins, a medida foi tomada para “evitar a prática de atos irregulares na Administração Pública” até que a Corte realize análise mais aprofundada.

Leia mais em Am Post.

Foto: divulgação/TCE-AM