‘Não há risco’, diz governo de erosão no pé da ponte Rio Negro

Uma erosão sob a Ponte Rio Negro em Manaus viralizou nas redes sociais, mas autoridades garantem que a estrutura está segura e medidas de reparo serão adotadas.

Amazonas: Solimões sobe, Negro seca mais e Madeira preocupa

Diamantino Junior

Publicado em: 09/11/2024 às 15:36 | Atualizado em: 11/11/2024 às 10:47

Uma erosão que surgiu sob a ponte Jornalista Phelippe Daou, mais conhecida como Ponte Rio Negro, em Manaus, tem gerado preocupação entre os usuários após imagens do local viralizarem nas redes sociais. A erosão, causada pelas fortes chuvas dos últimos dias, formou uma fenda no solo próxima às pilastras de sustentação da ponte, o que levantou temores sobre a segurança da estrutura.

No entanto, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) enviou uma equipe técnica ao local para avaliar a situação.

Após a análise, foi informado que não há risco de desabamento.

A Sedurb ressaltou que a erosão observada não afeta as fundações das estacas que sustentam a ponte.

O órgão também afirmou que tomará as medidas necessárias para recompor a área afetada e reforçar o talude.

A ponte, inaugurada em 2011 pela ex-presidente Dilma Rousseff, é a principal via de ligação entre Manaus e os municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão.

Leia mais

Seca no Amazonas: o desafio de moradores no ‘deserto’ para ter água para beber

Utilizada diariamente por centenas de motoristas, ela desempenha um papel fundamental no transporte e no desenvolvimento da região.

Com a rápida resposta das autoridades e o anúncio de medidas de reparo, espera-se que a preocupação quanto à segurança da estrutura diminua, e que a erosão seja contida antes de causar maiores impactos.

Leia mais no g1

Foto: Ronaldo Siqueira/especial para o BNC AMAZONAS