PF sobre eleição de Trump e situação de Bolsonaro: ‘Influência zero’

Aliados de Bolsonaro veem o presidente eleito dos Estados Unidos como peça-chave na estratégia defensiva do ex-presidente, hoje inelegível

Falas Bolsonaro coronavírus Trump

Mariane Veiga

Publicado em: 06/11/2024 às 20:46 | Atualizado em: 07/11/2024 às 08:53

Diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues diz que a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos tem “influência zero” no impacto de investigações que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

 “Influência zero na nossa investigação. O Brasil é um país soberano. A Justiça brasileira é independente e a Polícia Federal trabalha com autonomia investigativa” disse Rodrigues em entrevista ao Globo.

Aliados de Jair Bolsonaro veem o presidente eleito dos Estados Unidos como peça-chave na estratégia de defesa do ex-presidente, especialmente como instrumento de pressão sobre o Judiciário, o governo Lula da Silva (PT) e autoridades da Polícia Federal.

Uma dessas pressões seria a tramitação de pedidos para cancelar vistos de entrada nos EUA para ministros do Supremo e policiais federais envolvidas nas investigações contra Bolsonaro.

Um movimento nesta linha foi realizado por parlamentares republicanos no primeiro semestre, mas não prosperou junto ao governo Biden.

Leia mais na coluna de Bela Megale, em O Globo.

Leia mais

Surgem novas provas do golpe de Bolsonaro no arquivo de Mauro Cid

Foto: Alan Santos/Presidência da República