Chineses anunciam constelação de satélites contra Starlink de Musk

A empresa chinesa SpaceSail planeja oferecer internet via satélite no Brasil, competindo com a Starlink.

Diamantino Junior

Publicado em: 04/11/2024 às 17:36 | Atualizado em: 04/11/2024 às 17:43

A empresa chinesa SpaceSail deve ingressar no mercado brasileiro de internet via satélites de baixa órbita, movimento esse que vai rivalizar com a Starlink, de Elon Musk. A novidade foi confirmada pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, durante visita à fábrica da companhia em Xangai. O serviço visa expandir a conectividade em áreas remotas do Brasil, ampliando a oferta de internet.

Aposta chinesa na conectividade remota

Juscelino Filho destacou que a constelação de satélites da SpaceSail tem o potencial de conectar brasileiros em regiões de difícil acesso.

“Queremos ampliar a oferta de satélites de baixa órbita no Brasil e assim contribuir para levar internet a mais brasileiros”, afirmou o ministro.

Leia mais

A iniciativa surge em meio a uma busca do governo por alternativas à Starlink, que domina o mercado no Brasil, e recentemente o dono da empresa entrou em atrito com o Supremo Tribunal Federal (STF) ao tentar criticar decisões da corte que atingiam a plataforma de rede social X.

Concorrência acirrada no Brasil

Além da SpaceSail, outras gigantes tecnológicas estão de olho no Brasil.

A Amazon, por exemplo, já apresentou ao governo o projeto “Kuiper”, com o lançamento planejado de até 3 mil satélites, enquanto a chinesa Geespace, do grupo Geely, pretende iniciar suas operações de internet via satélite em 2025, expandindo o serviço globalmente em 2026.

Leia mais

Com o aumento da concorrência, espera-se que os preços dos serviços de internet via satélite no Brasil possam cair.

Leia mais na tudo celular

Foto: divulgação