Rio Negro volta a vazar e perde 29 centímetros em seis dias
Trata-se do fenômeno que os pesquisadores chamam de "repiquete".

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 30/10/2024 às 09:13 | Atualizado em: 30/10/2024 às 18:02
O rio Negro começou voltou a vazar e perdeu 29 centímetros em apenas seis dias em Manaus Segundo informações são da Defesa Civil e do Porto de Manaus, o rio vazou quatro centímetros.
Conforme o monitoramento o nível das águas. Nesta terça-feira (29), a marca registrada foi de 12,25 metros. Já hoje, de acordo como site Porto de Manaus, o rio vazou quatro centímetros.
Segundo divulgou o g1, neste ano, o rio Negro atingiu 12,11 metros, o menor nível em mais de 120 anos de medição.
Dessa forma, esse fenômeno alterou o cenário do Encontro das Águas e levou a prefeitura de Manaus a fechar, por exemplo, a praia da Ponta Negra.
Além disso, essa situação também impactou o escoamento da produção das empresas do Polo Industrial da capital.
Com isso, tiveram que instalar um píer flutuante em Itacoatiara para facilitar o recebimento de insumos e o envio de mercadorias produzidas pela indústria.
Então, dados da Defesa Civil do Amazonas indicam que o rio Negro parou de descer ao atingir 12,11 metros, no dia 12 de outubro. No dia seguinte, 13 de outubro, o nível começou a subir lentamente.
Por conseguinte, na quarta-feira (23), o rio parou de encher ao alcançar a marca de 12,50 metros. Na quinta-feira (24), o nível das águas se manteve estável nesse patamar. No dia seguinte, sexta-feira (25), o rio começou a retroceder, um fenômeno que os pesquisadores chamam de “repiquete”.
Leia mais no g1.
Leia mais
Rio Negro interrompe vazante histórica
Pelo segundo dia seguido, rio Negro para de descer
De centímetro em centímetro, água renova esperança no rio Negro
Foto: BNC AMAZONAS