Parintins: ‘O Mateus está superpreparado’, diz prefeito Bi Garcia

Depois de quatro mandatos, o prefeito de Parintins entregará a cidade a Mateus Assayag

Mateus Assayag e Bi Garcia

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 16/10/2024 às 19:27 | Atualizado em: 16/10/2024 às 19:27

O prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia (PSD), celebrou neste dia 15 de outubro o último aniversário do município como gestor da cidade, que em 2025 passará ao comando do eleito Mateus Assayag (PSD).

A população de Parintins comemorou 172 anos de elevação à categoria de município. De fundação, são 228 anos.

Esse evento comemorativo marca o começo da despedida de Bi Garcia da prefeitura e a passagem de comando para o seu indicado nesta eleição contra a candidata do governador do estado.

Ele está no quarto mandato de prefeito (2004-2008, 2009-2012, 2016-2020 e 2021-2024) e ainda deixa Mateus Assayag como sucessor.

Em entrevista exclusiva ao BNC Amazonas em Parintins, Garcia disse que Assayag trilhou todos os cargos públicos que ele também exerceu. Por isso, avaliou que o sucessor está plenamente preparado para desempenhar a gestão do município com muita competência.

“O Mateus está superpreparado. Ele foi secretário de obras do município, presidente da câmara, prefeito em exercício, foi vereador. Todos os cargos que eu trilhei para chegar ao cargo de prefeito. E ele foi preparado realmente para assumir o destino de Parintins e, graças a Deus, o povo entendeu e o elegeu junto com a Vanessa [Gonçalves, vereadora]. Uma chapa fortíssima de propostas e projetos de experiências para que eles possam administrar a cidade”, afirmou o prefeito. 

Foto: Aguilar Abecassis/divulgação

Dessa forma, acrescentou:

“Eu tenho certeza de que o Mateus vai fazer grande governo, vai fazer com que essa cidade continue avançando cada vez mais”.

Leia mais

Candidato de Bi Garcia, Mateus Assayag é eleito em Parintins

Legado maior

O desenvolvimento da educação em todo o município, como resultado dos investimentos públicos da sua gestão, é o que Garcia considera como o maior legado de 16 anos da administração da prefeitura.

“O maior legado foi o investimento na educação, onde nós avançamos bastante. Hoje, a rede municipal de ensino ela é gigantesca, construimos mais 80 escolas nesses quatro mandatos. Portanto, fortalecemos cada vez mais a qualidade da educação no município de Parintins, reconhecendo a questão salarial dos professores. Nesses últimos quatro anos foram mais de 52% de aumento”. 

Diante disso, o prefeito afirmou que esse legado fica para a vida da cidade, da população. Segundo ele, o importante foi disponibilizar meios para melhorar a qualidade de vida dos parintinenses.

“A educação é a única ferramenta que a gente tem”.

De acordo com o prefeito, Parintins é uma cidade que aprova mais jovens em todos os vestibulares do estado do Amazonas.

“É a cidade que tem o maior número de habitantes em proporcionalidade com o nível superior da região Norte”.

Nesse sentido, para Garcia, são avanços importantes que ele diz ter certeza que vão melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população.

“E fica esse legado para que o prefeito Mateus Assayag dê continuidade”.

Leia mais

Bi Garcia se reelege em Parintins e conquista oitavo mandato na política

Cidade que mais cresce

Conhecida pelo festival folclórico dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, a cidade é referência mundial da cultura popular. Depois de Manaus, é das cinco mais importantes do estado.

Além disso, Parintins é a cidade que mais cresce, conforme o prefeito.

Parintins é a cidade que mais cresce no interior do Amazonas. Aquela que é a identidade cultural do povo amazonense, durante o festival de Caprichosos e Garantido. É a cidade muito bem falada no Amazonas, no Brasil e fora do Brasil. E eu não tenho dúvida que, com os investimentos que a cidade vem recebendo a cada dia, a gente procura fazer uma cidade melhor pra se viver, pra se amar, pra realmente oferecer uma vida melhor a todos aqueles que habitam a nossa querida Parintins”.

Dessa forma, nos últimos dias do mandato, Garcia disse o que espera da futura gestão.

“Em dezembro a gente faz a transferência de cargo para Mateus e Vanessa. Portanto, desejo que eles possam continuar nutrindo o crescimento e desenvolvimento dos grandes objetivos de gerar emprego e possibilidade de renda, trabalho, consequentemente, melhorar a qualidade de vida do povo de Parintins”.

Leia mais

E o futuro de Bi Garcia?

O BNC Amazonas em Parintins quis saber dos planos do prefeito para o seu futuro político após deixar a prefeitura. Ele também já foi deputado estadual.

“Em questão política eu ainda não pensei nada. Eu vou tirar um tempo para cuidar e dar uma atenção maior para meus filhos. Eu não abro mão disso”.

Entre esses planos, Garcia afirmou que está a esposa Mayra Dias, deputada estadual. Ele disse que vai se dedicar mais para que ela continue a desempenhar bem o mandato na Assembleia Legislativa (ALE-AM).

“Então, a nossa família é sempre unida e assim será, principalmente neste momento em que a gente vai se dedicar mais aos filhos. Depois o futuro dirá realmente a que cargo a gente pretende disputar nas próximas eleições”.

Foto: reprodução/rede social