Adail Pinheiro é o prefeito de Coari pela quarta vez
Candidato do Republicanos venceu a eleição na terra do petróleo e gás com 51,15%% dos votos. Segundo colocado, Harben Avelar, ficou com 47,76%

Antonio Paulo, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 06/10/2024 às 20:01 | Atualizado em: 07/10/2024 às 13:41
O município de Coari, quinto maior colégio eleitoral do Amazonas, elegeu neste domingo (6), pela quarta vez, Adail Pinheiro (Republicanos).
Ele venceu a eleição a prefeito de Coari com 20.316 votos (51,12%%), com 100% das urnas apuradas. Em segundo lugar, ficou Harben Avelar (PMB), com 18.992 votos (47,78%), e Josi Lopes (PT), com 375 votos (0,94%).

A despeito de uma campanha conturbada, com prisões, atentados, incêndios a veículos e até espionagem, Adail Pinheiro retorna à prefeitura após 12 anos afastado da política.
Sua trajetória política começou em 1998, quando se lançou como candidato a deputado estadual, destacando-se como o mais votado no município.
Em 2000, Pinheiro foi eleito, pela primeira vez, como prefeito de Coari, reeleito em 2004, voltando a ocupar o cargo em 2012.
De acordo com Pinheiro, a mudança administrativa ocorreu em 28 de abril de 2001 em uma solenidade com a presença do então governador Amazonino Mendes (falecido) e outras autoridades estaduais.
O evento, denominado “Lançamento do pacote de obras e ações (2001-2004)”, é considerado um marco da administração de Coari.
Assim, grandes obras, como a construção da avenida do Futuro, o auditório Silvério Nery, o centro cultural, a rede de abastecimento de água, o asfaltamento de 11 bairros, o aterro sanitário e diversos ginásios espalhados pela cidade, marcaram esse período da gestão Adail Pinheiro.
Além da implementação dos programas sociais, como a Casa do Cidadão, bolsa-estágio e o projeto Direito à Cidadania, nas zonas rural e urbana. Além do Centro de Convivência do Idoso e a construção de centros comunitários em diversos bairros.
Leia mais
Eirunepé: Professora Áurea derruba o apoiado de Raylan Barroso
Educação e saúde
Por sua vez, na área da educação, destaque para o programa gratuito de preparação para o vestibular Coari Vest. Ele construiu mais de 200 escolas nas zonas rural e urbana, implementou unidades do Ifam, UEA, Ufam e do Senac.
E ainda na área de saúde, inaugurou o Hospital Regional de Coari, com com 80 leitos. Além de entregar 11 UBS, dois barcos-hospitais e o Centro de Pesquisa e Diagnóstico de Doenças Tropicais.
Já o número de médicos especialistas aumentou de quatro para 46, garantindo atendimento à população.
Pausa e retorno
De lá para cá – entre 2014 e 2024 – o político esteve às voltas com a justiça, ficando inelegível, portanto, impedido de participar de eleições nos últimos 10 anos. Cumpriu sentença, recebeu indulto do presidente Michel Temer, com extinção de sua pena.
Agora, Adail Pinheiro retorna a Coari, prometendo retomar obras e projetos que marcaram suas gestões anteriores.
Leia mais
Manacapuru: Valcileia Maciel vence Angelus Figueira com 71% dos votos
Promessas de campanha
Na sua campanha de 2024, Adail Pinheiro apresentou as seguintes propostas:
- construção de um porto de grande calado;
- novo aeroporto para receber grandes aeronaves;
- revitalização do igarapé do Espírito Santo, que atravessa a cidade;
- criação e reforma de postos policiais;
- novas unidades básicas de saúde (UBS);
- reforma e ampliação do hospital regional de Coari com atendimento de alta complexidade.
- escolas de tempo integral nas zonas rural e urbana;
- praças e ginásios esportivos em todos os bairros da cidade;
- criação de um frigorífico para a exportação de pescado;
- impulsionamento do comércio e fortalecimento da economia.
Inspiração
Por fim, a jornada de Adail Pinheiro inspirou seus filhos a ingressarem na carreira política. Em 2016, Adail Filho e Dra. Mayara decidiram seguir os passos do pai. Ambos foram eleitos para os cargos de prefeito e vice-prefeita de Coari.
Em 2018, Mayara se elegeu deputada estadual, sendo a mais votada daquela eleição. Assim como Adail Filho foi eleito deputado federal em 2022.
Agora, nas eleições de 2024, outro filho, Emanuel Pinheiro, foi eleito vice-prefeito de Coari e vai comandar a cidade juntamente com o pai.
Foto: divulgação