Vazante de rios do Amazonas impede mais de 2 mil alunos de ir à escola
Governo estabelece ações para amenizar o prejuízo

Mariane Veiga
Publicado em: 19/09/2024 às 19:44 | Atualizado em: 19/09/2024 às 23:00
Até este dia 19 de setembro, pelo menos 2,2 mil estudantes estavam impedidos pela seca dos rios de chegar à escola de comunidades rurais em 15 municípios do Amazonas.
Esse universo deve aumentar nos próximos dias devido o nível das águas de todos os rios e seus braços para as comunidades vir baixando aceleradamente.
Esse processo de vazante severa deve ainda perdurar pelo menos até o final de outubro, conforme as previsões.
Em 2023, cerca de 7,3 mil estudantes foram impactados pela seca e estiagem, segundo o governo.
Dessa forma, a dificuldade de acesso às escolas neste ano já obrigaram a suspensão das aulas.
Como forma de reduzir esses danos causados ao ano letivo dos estudantes, o Governo do Amazonas, por meio da Seduc (Secretaria de Educação), criou as ações “Merenda em Casa” e “Aula em Casa”.
O objetivo é garantir a merenda escolar e as aulas por meio virtual e material impresso enquanto durar a forte seca, agravada pela estiagem.
Dessa maneira, kits de alimentos e guias de estudo impressos estão sendo distribuídos aos alunos.
Foi o que aconteceu em Manacapuru (a 80 quilômetros de Manaus) no dia 17. A escola estadual de tempo integral Nossa Senhora do Rosário, que atende a dez comunidades ribeirinhas e cerca de 160 alunos município, recebeu os kits.
“A experiência do ano passado nos possibilitou antecipar cenários e aprimorar soluções. Porém, o desafio é ainda maior, porque a seca aqui em Manacapuru se antecipou em um mês. Ano passado, as atividades do Merenda em Casa e Aula em Casa aconteceram em outubro”, disse coordenador da Seduc.
Leia mais
Moradores do baixo rio Amazonas querem opinar no plano de vazante e estiagem
Estudos não param
Por meio de videoaulas, apostilas disponibilizadas digitalmente e materiais didáticos impressos, os alunos impactados seguem no ano letivo no Aula em Casa.
Conforme a Seduc, a merenda tem 14 itens na cesta do Merenda em Casa.
Os materiais disponibilizados pelo Aula em Casa também podem ser acessados no site do próprio projeto, por meio do link http://aulaemcasa.am.gov.br/, e pela plataforma Saber Mais (https://www.sabermais.am.gov.br/).
Fotos: Euzivaldo Queiroz/ Secom