Como a reforma tributária tratou a proteção do meio ambiente
"A reforma tributária entendeu por bem inserir a defesa do meio ambiente no rol de princípios constitucionais tributários".

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 23/07/2024 às 11:04 | Atualizado em: 23/07/2024 às 11:07
O Poder Legislativo inseriu a defesa do meio ambiente no rol de princípios constitucionais tributários que regerão a base da tributação no Brasil nos próximos anos.
Ou seja, medidas, por exemplo, adotadas pela reforma tributária para o avanço em direção à tributação verde.
Dessa forma, Janssen Murayama e Ricardo Maciel, opinam sobre a relevância do “Princípio da defesa do meio ambiente na reforma tributária”.
Sendo assim, eles abordam a importância desse princípio para a sociedade, como meio para a efetivação do desenvolvimento sustentável, bem como as suas perspectivas.
“Nada obstante os esforços empreendidos pelos Poderes Executivo e Legislativo para efetivar a proteção ambiental, o Brasil ainda se encontra entre os países com maiores dificuldades para reduzir os impactos ambientais: no ano de 2021, por exemplo, o país acumulava a quarta posição entre as nações com maior índice de emissão de gases poluentes desde 1850”, destacam em trecho do artigo. Que continua:
“Com vistas a atenuar este panorama, o Poder Legislativo, por meio da edição da Emenda Constitucional nº 132/2023 (denominada reforma tributária), entendeu por bem inserir a defesa do meio ambiente no rol de princípios constitucionais tributários que regerão a base da tributação no País nos próximos anos”.
Leia o artigo completo no Conjur.
Leia mais
Como ação de senadores e deputados afrouxou proteção do meio ambiente
‘Congresso deve repensar projetos lesivos ao meio ambiente’, diz Marina
Foto: Divulgação/Associação Indígena do Povo Karipuna