Amazonas inaugura primeira Escola da Floresta em S. Sebastião do Uatumã
A unidade do programa do Governo do Estado fica em reserva ambiental

Ferreira Gabriel
Publicado em: 16/07/2024 às 16:03 | Atualizado em: 16/07/2024 às 16:28
O governador do Amazonas, Wilson Lima, inaugurou neste dia 16 de julho, na reserva ambiental de desenvolvimento sustentável de São Sebastião do Uatumã, a primeira unidade do programa Escola da Floresta.
O município fica a 247 quilômetros de Manaus.
Conforme o governo, a escola estadual da Floresta José Loureiro da Silva é fruto de investimento aproximado de R$ 5 milhões.
A unidade tem capacidade para 200 alunos, sendo a metade em tempo integral e a outra no turno noturno.
“Essa é uma escola que foi pensada para preparar as crianças para enfrentarem a nova realidade das mudanças climáticas, entendendo a necessidade que a gente tem de preservar a floresta, mas também de preservar, sobretudo, o ser humano, fazendo com que ele tenha o conhecimento, mas que tenha também a oportunidade da geração de emprego e renda”, disse o governador.
De acordo com Lima, a Escola da Floresta foi lançado em 2021 com o objetivo de transformar unidades de ensino em espaços de gestão democrática, de respeito à diversidade sociocultural, ampliando o olhar sobre a educação ambiental, sustentabilidade e ensino tecnológico em comunidades ribeirinhas.
Primeira do país
A unidade, na comunidade Bom Jesus do Angelim, onde moram 20 famílias que vivem da agricultura sustentável, é a primeira do tipo no Brasil.
O modelo pioneiro foi projetado para ter baixo impacto ambiental, contando com estação de tratamento de esgoto, painéis de captação de energia solar, sistema de captação de águas pluviais, uso de madeira de manejo florestal sustentável, sistema de ventilação natural, ampla acessibilidade, estilo modular e de fácil manutenção.
A estrutura da unidade de ensino conta com salas de aula, de leitura, salas multiuso e para os professores; além de refeitório, laboratório de robótica (espaço maker); alojamento para educadores e estudantes; banheiros e demais estruturas escolares, como secretaria, despensa, cozinha e depósito.
Leia mais
Próximas unidades
De acordo com o governo, as próximas unidades da Escola da Floresta devem ser construídas na área de proteção ambiental Caverna do Maroaga, no município de Presidente Figueiredo), e na reserva de desenvolvimento sustentável Piagaçu Purus, em Beruri.
Outras cinco estão previstas no Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação no Amazonas (Padeam 2).
Serão instaladas, segundo o governo, em unidades de conservação estaduais nos municípios de:
• Canutama
• Tapauá
• Borba
• Novo Aripuanã
• Manicoré
Foto: Alex Pazuello/Secom