Folha joga a ZFM contra o resto do país
Com manchete de editoria e chamada de capa, jornal paulista tenta reverter vantagem fiscal do Amazonas na reforma tributária

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 09/07/2024 às 06:49 | Atualizado em: 09/07/2024 às 06:49
Matéria de hoje do jornal Folha de S.Paulo põe o Amazonas contra o resto do país.
O texto, assinado pelo jornalista Eduardo Cucolo, sugere que a Zona Franca de Manaus (ZFM) é a única região industrial do país a se beneficiar com a reforma tributária.
A demonstração disso começa pelo título da matéria: “Zona Franca de Manaus deve ser a única com incentivo fiscal regional após reforma tributária”.
Referindo-se a essa regulamentação, a repostagem alerta os outros estados: “Um debate que ocorre atualmente no Congresso Nacional vai definir o tamanho desse benefício, o que pode acelerar a migração de empresas de outros estados para o polo de Manaus ou tornar a região menos atrativa do ponto de vista tributário”.
Mais adiante, a matéria choraminga que, no setor de embalagens plásticas, São Paulo não tem incentivos fiscais.
Depois disso, o texto deixa ainda mais claro intenção em fritar a ZFM.
“Eduardo Pontes, que também é sócio da Infis, afirma que muitas empresas escolhem entre duas opções: estar nos grandes polos industriais, como São Paulo, ou em locais com incentivos fiscais, mas não tão distantes quanto Manaus — que não possui ligação rodoviária com o resto do país”.
A matéria joga até os estados do Nordeste contra o Amazonas.
“Com o fim dos benefícios de ICMS, muitos estados devem perder atratividade. Nem mesmo o benefício da Sudene, que prevê redução de Imposto de Renda para áreas do Nordeste, seria suficiente para manter a competitividade”.
Coincidências
O mais curioso dessa reportagem, manchete do caderno de Mercado, do impresso paulista é que o conteúdo sai às vésperas da Câmara dos Deputados decidir sobre o tema.
A votação deve ocorrer amanhã.
Leia mais
Reforma tributária: ajuste favorável à ZFM pode sair antes da votação
Reforma tributária: bancada tem reunião final com grupo da Câmara pela ZFM
Vigilância
Presidente da Eletros, associação empresarial que reúne gigantes da ZFM, Jorge Nascimento Júnior, disse que, por isso, o Amazonas deve manter vigilância sobre o modelo. E acrescentou ser importante apoiar a bancada do Amazonas no Congresso.
“Nada está certo sobre o futuro da ZFM e por isso temos que continuar vigilantes e apoiando a bancada do Amazonas, que inclusive faz um competente trabalho”, disse o dirigente.
Jorge Nascimento, contudo, destaca que as vantagens da ZFM estão garantidas pela Constituição.
“A manutenção das vantagens comparativas da ZFM, resguardada pela constituição, precisa de fato ocorrer. Sem isso, é prematuro dizer que somente a ZFM será única com incentivo fiscal regional”.
Leia mais em Folha de S.Paulo.
Foto/arteAlex Fideles