Deputado do Amazonas é indicado em 4 prêmios do Congresso em Foco
No ano passado, Mandel ficou entre os melhores deputados da bancada do Amazonas.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 08/07/2024 às 13:00 | Atualizado em: 08/07/2024 às 13:43
O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) disputa neste ano o Prêmio Congresso em Foco em quatro categorias, conforme divulgou neste dia 8 de julho.
Em 2023, no primeiro ano de mandato, Mandel recebeu a maior votação do público entre os parlamentares do Amazonas.
Para este ano, a votação popular está aberta na internet e vai até 31 de julho.
De acordo com sua assessoria, ele disputa nas categorias “Melhores na Câmara”, definida por voto popular, e em outras três:
- Apoio à Indústria, oferecida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI);
- Clima e Sustentabilidade, apoiada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS); e
- Cidades Inteligentes, concedida pelo Ibrachina. Esses últimos três grupos são decididos por um júri especializado e um grupo de 25 jornalistas que realizam a cobertura diária no Congresso Nacional.
Na votação da internet, serão premiados 25 deputados e 15 senadores, assim como os cinco parlamentares mais votados em cada região do Brasil.
Na última edição, o parlamentar ficou em sexto lugar entre os deputados federais mais votados de toda a região Norte.
Participar mais uma vez dessa disputa já é um reconhecimento do trabalho que temos feito nos últimos anos. O resultado dessa votação está diretamente ligado à satisfação da população amazonense com as nossas propostas, nossas iniciativas, com tudo o que estamos fazendo no Congresso Nacional, disse Mandel.
Leia mais
Amom Mandel quer criar secretaria LGBTQIA+ na Câmara
Dois anos de mandato
Mandel destacou como realizações do mandato as seguintes ações:
- Lei que obriga os estados e municípios brasileiros a realizar levantamento anual e divulgar a demanda local por vagas em creches.
Projeto no tema meio ambiente endurece o Código Penal que pune funcionários públicos que se negam a autuar crimes ambientais. Para omissões ocorridas dentro do espaço da Amazônia legal ou em invasões de terras públicas, a pena será duplicada.
- Projetos para garantir qualidade de vida e o cumprimento dos direitos das pessoas com transtorno do espectro autista.
De acordo com o deputado, em dois anos apresentou mais de 100 projetos de lei e requerimentos de informação da bancada do Amazonas.
Leia mais
Amom Mandel visita petistas da reforma agrária no Amazonas
O prêmio
Fundado pelo jornalista Sylvio Costa, o Prêmio Congresso em Foco tem como objetivo incentivar a população a acompanhar a atuação dos parlamentares, além de reconhecer quem são os representantes mais atuantes.
Todos os parlamentares estão aptos a participar da premiação em 2024 desde que se enquadrem nas seguintes regras:
- tenham exercido o mandato nesse ano por no mínimo 60 dias,
- não respondam a processos de improbidade administrativa ou a acusações criminais perante o Judiciário, não tenham feito, por meio de atos ou declarações, apologia à tortura, à violência ou outras práticas em flagrante confronto com o estado democrático de direito e o respeito aos direitos humanos.
Então, para maior rigorosidade, os votos passarão por uma auditoria interna e todo o processo de apuração receberá o acompanhamento da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), entidade que reúne os peritos da Polícia Federal.
Foto: divulgação